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Aluna de projeto parceiro do MTE desfilará no Fashion Rio

ONG que coordena Consórcio Social da Juventude na região lançará, dia 12, marca de roupas produzidas por jovens de baixa renda

Foto: Divulgação

Katy Rosa, aluna do Consórcio Social da Juventude no Rio de Janeiro

Katy Rosa, aluna do Consórcio Social da Juventude no Rio

de Janeiro

 

Brasília, 07/01/2008 - Fashion Rio: passarela da moda na terra do samba e palco do sucesso da Ação Comunitária do Brasil (ACB) e da estudante Katy Rosa. O núcleo de moda da ACB - entidade que ancora no Rio de Janeiro as ações do Consórcio Social da Juventude, programa realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - vai disputar espaço com as grifes famosas na semana de moda do Rio de Janeiro. E, além de marcar presença num dos mais importantes eventos fashion do país com a estréia da marca AcomB, produzida por jovens de baixa renda da Cidade Alta (comunidade de Cordovil, subúrbio carioca), levará para as passarelas a estudante do curso de moda Katy Rosa.


Poucas vezes os contos de fadas deixam de ser histórias para alegrar e instruir crianças e se transformam em enredo da vida real. Katy Rosa, de 22 anos, moradora da Cidade Alta, não podia imaginar que a vida dela seria transformada tão radicalmente quando resolveu participar do curso de moda da Ação Comunitária do Brasil (ACB). Além de ser uma das responsáveis pela criação e confecção da nova marca AcomB, o Fashion Rio vai vê-la realizar o sonho de desfilar.

"Minha vida mudou em tudo, meu modo de falar, de andar e de me vestir. Continuo tímida, mas hoje já consigo falar. Antigamente não sairia nada nesta entrevista. Acho que o curso muda a vida de qualquer um que entra aqui. O Fashion Rio é um sonho. É uma oportunidade única, pois sou uma modelo que mora na comunidade e muitas vezes não tenho dinheiro nem para ir aos testes", contou a estudante.

O trabalho da Ação Comunitária do Brasil já está presente na semana de moda do Rio de Janeiro há cinco edições, no Fashion Business - uma espécie de bolsa de negócios do evento. Mas esta será a primeira vez que a produção dos jovens de comunidade de baixa renda sobe a passarela com uma marca própria.


AcomB - A Marca Social AcomB pretende levar ao cenário fashion um estilo diferente, que une a tendência da estação ao resgate histórico do local onde é produzida. Toda a coleção da marca conta a história da comunidade Cidade Alta. Para dar sentido a esse trabalho, o estilista Beto Neves, consultor da ACB, vale-se do conto "A Gata Borralheira" para a construção da idéia: menina bonita batalhadora tem seu dia glória no grande baile. Neste caso, Katy Rosa desfilando na Tenda Copacabana do Fashion Rio, dia 12 de janeiro.
 

Qualificação - O Consórcio Social da Juventude é uma das ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo do CSJ é qualificar jovens de 16 a 24 anos em vulnerabilidade social e prepará-los para a inserção no mercado de trabalho. Para isso, são oferecidas, em entidades parceiras de todo o país, aulas de inclusão digital, valores humanos, saúde, ética, cidadania e educação ambiental. Em uma segunda etapa, os estudantes participam de cursos profissionalizantes em oficinas com duranção de 200 horas. Durante esse processo, os jovens recebem uma bolsa de auxílio.


Rio de Janeiro - No estado fluminense, o programa do MTE é desenvolvido em parceria com a Ação Comunitária do Brasil. Há 41 anos, a ACB atua em comunidades de baixa renda, atingindo cerca de 2,6 mil pessoas por mês. A ONG capacita jovens como assistentes de cabeleireiro, marcenaria, gastronomia, artesanato, venda, teatro, moda, entre outros.
 

Moda - O núcleo de moda da ACB funciona há mais de dois anos e emprega jovens de baixa renda da região. Desde que o grupo se apresentou no Fashion Business, em meados de 2005, ficou conhecido até no exterior. Os jovens da comunidade de baixa renda já tiveram suas peças expostas na Feira Mundial de Tecidos (Texworld) em Paris, na França, e na Fenatec 2006 (Feira Internacional de Tecelagem), em São Paulo.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
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