A turma de artesanato e manicure teve a oportunidade de conhecer um pouco das questões ambientais e culturais da capital potiguar. Consórcio está qualificando cerca de 1.900 alunos
Brasília, 01/08/2008 - Os alunos que participam da segunda edição do Consórcio Social da Juventude de Natal e Região Metropolitana tiveram uma aula diferente nesta semana. A garotada da turma de artesanato e manicure participou de um passeio ecológico, a bordo do Barco Escola Chama Maré, para conhecer as questões ambientais e culturais da capital potiguar.
O passeio percorreu grande trecho do Rio Potengi e o principal objetivo foi estimular uma reflexão crítica sobre questões que envolvem a situação atual que se encontra o meio ambiente, neste caso, todo o ecossistema do rio Potengi, com sua fauna e flora.
Os alunos compreenderam a importância da preservação e como proceder para sensibilizar e conscientizar a população no que diz respeito à preservação ambiental. Munidos de informações fundamentais, estes jovens poderão trabalhar junto a suas comunidades em busca de atitudes positivas que respeitem e valorizem as riquezas naturais disponíveis em Natal.
Barco - O Barco Escola é um projeto do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (Idema), por meio do Programa de Preservação e Conservação da Natureza do Rio Grande do Norte (Proeco) e programa Potengi Vivo. O Barco Escola conta com pessoal qualificado na área ambiental. A embarcação atende alunos da rede pública e privada de ensino, comunidades e instituições de ensino superior. O barco tem capacidade para levar 70 alunos por vez.
Durante a aula-passeio foram abordados temas históricos, ecológicos, econômicos e sociais, sendo que os alunos se divertiram e aprenderam. A CooperCrutac é a entidade executora contratada pelo Centro Educacional Dom Bosco, âncora do consórcio, para realização de cursos nos arcos de estética e beleza e agro-estrativismo.
Qualificação - O consórcio de Natal está capacitando cerca de 1.900 alunos dos municípios de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José do Mipibu, Nísia Floresta e Monte Alegre.
Os estudantes, que já concluíram cerca de 80% da qualificação básica prevista no programa, participam agora das oficinas profissionalizantes e das atividades voluntárias.
O Consórcio Social da Juventude é uma ação de qualificação social e profissional para jovens de baixa renda, realizada entre o Ministério do Trabalho e Emprego e entidades parceiras. Quando foi implementado, em 2003, o programa visava atender jovens carentes com idade entre 16 a 24 anos.
No final do ano passado, o Consórcio passou a fazer parte do novo ProJovem (ProJovem Trabalhador) que unificou programas de capacitação de três ministérios e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Com isso, a faixa etária foi ampliada entre 15 e 29 anos, permitindo a reintegração ao processo educacional e o acesso a cursos profissionalizantes e ações de cidadania, esporte, cultura e lazer, além promover a sua inserção no mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br