"Praia Limpa. Praia Linda: Uma ação em defesa da vida marinha". Com este slogan, estudantes pretendem dar um exemplo de responsabilidade ambiental nas principais praias de Natal.
Brasília, 10/09/2008 - Cerca de 1.200 alunos do Consórcio Social da Juventude de Natal e Região Metropolitana participam, neste sábado (13), de mais uma ação de cidadania. Desta vez, os jovens estarão envolvidos numa atividade ambiental, chamada "Praia Limpa. Praia Linda."
A ação consiste num mutirão de limpeza a ser realizado nas principais praias de Natal. O objetivo é sensibilizar banhistas, motoristas que trafegam pelas vias de acessos e a população que habita na orla sobre a importância de se manter limpa esta parte da natureza.
Entre os pontos de mobilização, estão os trechos entre as praias da Redinha Velha até Santa Rita; Areia Preta e Forte dos Reis Magos e, por fim, a praia de Ponta Negra. Nestas áreas, cerca de 800 jovens estarão equipados com luvas, estacas e sacos, dando um exemplo de responsabilidade ambiental.
Outros 400 jovens realizarão blitz educativas nas avenidas Salgado Filho com a Bernardo Vieira; Rótula do Machadão; Rota do Sol, e também na Ponte Newton Navarro. Está prevista a distribuição de 30 mil sacolas de câmbio e panfletos com informações importantes para se praticar a preservação ambiental.
Cidadania - Além de promover a limpeza e conservação das praias urbanas de Natal, os alunos também cumprirão as horas de voluntariado previstas e exigidas pelo Consórcio Social da Juventude.
O evento conta com o apoio das entidades executoras do Consórcio, entidades parceiras e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que dará suporte com o fornecimento de copos para abastecer os jovens durante a ação.
A ação será realizada a partir das 8 horas da manhã. Demais informações podem ser obtidas diretamente no Consórcio: (84) 3663-1808, ramal 23.
Qualificação - O consórcio de Natal está capacitando cerca de 1.900 alunos dos municípios de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José do Mipibu, Nísia Floresta e Monte Alegre.
Os estudantes, que já concluíram 80% da qualificação básica prevista no programa, participam agora das oficinas profissionalizantes e das atividades voluntárias.
O Consórcio Social da Juventude é uma ação de qualificação social e profissional para jovens de baixa renda, realizada entre o Ministério do Trabalho e Emprego e entidades parceiras. Quando foi implementado, em 2003, o programa visava atender jovens carentes com idade entre 16 a 24 anos.
No final do ano passado, o Consórcio passou a fazer parte do novo ProJovem (ProJovem Trabalhador) que unificou programas de capacitação de três ministérios e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Com isso, a faixa etária foi ampliada entre 15 e 29 anos, permitindo a reintegração ao processo educacional e o acesso a cursos profissionalizantes e ações de cidadania, esporte, cultura e lazer, além promover a sua inserção no mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br