Inseridas na grade curricular do programa, ações de voluntariado realizadas pelos estudantes têm como objetivo contribuir para melhoria de suas comunidades
Brasília, 23/07/2008 - Oficinas de meio ambiente, ações de voluntariado e cidadania, qualificação para o primeiro emprego. A cada dia, os cerca de 1.900 alunos que participam da segunda edição do Consórcio Social da Juventude de Natal e Região Metropolitana se encontram engajados em atividades essenciais para o desenvolvimento social e profissional.
Os estudantes, que já concluíram cerca de 80% da qualificação básica prevista no programa, participam agora das oficinas profissionalizantes e das atividades voluntárias. As ações de cidadania fazem parte da grade curricular e todo jovem que participa de alguma atividade para o bem ou melhoria de sua comunidade recebe uma bolsa-auxílio de R$ 600.
Vários alunos do Consórcio de Natal já deram inicio a esta fase. Na semana passada, cerca de 500 alunos do curso de corte e costura e venda do comércio varejista, participaram de uma oficina que teve como objetivo tratar da percepção social-ambiental dos catadores que viviam do lixão de Cidade Nova (desativado) e também detalhes a respeito da coleta seletiva.
Também foi realizada uma oficina com informações e alertas a respeito da preservação ambiental e da destinação adequada do lixo. Um completo trabalho de pesquisa ambiental, com informações importantes, foi apresentado pelas alunas Gabriela Sacramento, Karliana Yllana e Nadja Barboza, atraindo a atenção de muitos estudantes. As jovens contaram com o apoio da equipe do setor psico-social da entidade Dom Bosco, executora do consórcio.
Cursos - Já as oficinas de qualificação profissional têm sido realizadas de acordo com o mercado de trabalho dos municípios abrangidos pelo consórcio. Para tanto, foram selecionados cursos de administração, alimentação, beleza e estética, construção e reparos, madeira e móveis, telemática, turismo e hospitalidade, gestão pública e terceiro setor e vestuário.
Desta forma, espera-se que os jovens, com a formação obtida pelo consórcio, estejam preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e disputar uma vaga de emprego. Além da formação, o CSJ também tem como meta obrigatória inserir no mundo do trabalho 30% dos estudantes que terminarem o curso.
A segunda edição do consórcio de Natal atende os municípios de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, São José do Mipibu, Nísia Floresta e Monte Alegre.
Qualificação - O Consórcio Social da Juventude é uma ação de qualificação social e profissional para jovens de baixa renda, realizada entre o Ministério do Trabalho e Emprego e entidades parceiras. Quando foi implementado, em 2003, o programa visava atender jovens carentes com idade entre 16 a 24 anos.
No final do ano passado, o Consórcio passou a fazer parte do novo ProJovem (ProJovem Trabalhador) que unificou programas de capacitação de três ministérios e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Com isso, a faixa etária foi ampliada entre 15 e 29 anos, permitindo a reintegração ao processo educacional e o acesso a cursos profissionalizantes e ações de cidadania, esporte, cultura e lazer, além promover a sua inserção no mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br