A nova edição traz informações sobre mercado de trabalho dos jovens, educação profissional de nível médio por unidades da federação,a movimentação de pessoal por grau de escolaridade e educação especial
Foto: Renato Alves
Lançamento do Anuário de Qualificação Social e Profissional 2007
Secretário de Políticas Públicas de Emprego, Ezequiel
Nascimento, Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e Diretor
Técnico do DIEESE, Clemente Ganz
Brasília, 12/03/2008 - Foi realizada na manhã desta quarta-feira a solenidade de lançamento do Anuário da Qualificação Social e Profissional 2007. O material foi elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) em parceria com o Departamento de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e traz um conjunto de dados sobre a realidade social e profissional do Brasil referentes à qualificação.
Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o anuário é de fundamental importância para o desenvolvimento do país que demanda profissionais bem qualificados. Ele acredita que o Brasil baterá novos recordes em 2008, com crescimento econômico de 6% e criação de 1,8 milhão de novos empregos, e afirma que "a qualificação continuará sendo prioridade" na gestão do MTE. Para Lupi, o anuário vai servir de base também para o desenvolvimento de vários projetos do Ministério da Educação (MEC) na área de qualificação profissional.
Para o Diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, o anuário 2007 traz informações novas, se comparado ao anuário do ano passado: mercado de trabalho dos jovens; educação profissional de nível médio por unidades da federação; a movimentação de pessoal por grau de escolaridade e educação especial. "Incluímos também dados sobre pessoas portadoras de deficiência física, uma demanda feita pelo próprio ministro do Trabalho em 2006", completa Ganz.
O anuário - A obra reúne dados sobre a qualificação social e profissional e objetiva servir de subsídio aos atores sociais e gestores de políticas públicas de emprego, trabalho e renda. O documento agrega indicadores, tabelas e gráficos como de educação, entidades e cursos e supre a carência de dados que até então não existiam no segmento.
O anuário está dividido em Trabalho e Educação: Características dos Trabalhadores e da População e Qualificação Social e Profissional no Brasil. Esta última reúne informações relacionadas à oferta de cursos de qualificação no país.
O lançamento aconteceu no auditório do MTE, em Brasília, e contou com a presença do Secretário de Políticas Públicas do Ministério, Ezequiel Nascimento, deputados e representantes de empresas voltadas à qualificação profissional.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/6430 acs@mte.gov.br
Arquivos Relacionados:
Anuário da Qualificação Social e Profissional - Arquivo PDF