Dados da publicação que subsidia a elaboração de políticas públicas mostram crescimento uniforme da economia e que a escolaridade média do trabalhador brasileiro é o ensino fundamental
Porto Alegre, 30/06/2008 - Na terça-feira (26), o superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul, Heron de Oliveira, e o Coordenador Nacional de Relações Sindicais do Departamento Intersindical de Estudos Sócio Econômicos (Dieese), José Prado de Oliveira, apresentaram à imprensa e aos representantes das centrais sindicais o Anuário de Qualificação Social e Profissional 2007.
O contexto apresentado pela publicação mostra uma diferença substancial entre a realidade econômica dos anos 90 e a realidade atual, com um crescimento do emprego mais homogêneo em todo o país, diferente daquela década, quando o crescimento foi menor e concentrado especialmente nas regiões Sudeste e Sul.
Os dados reunidos no Anuário também revelam que a escolaridade média do trabalhador brasileiro é o Ensino Fundamental e que 22,22% é analfabeto funcional, ou seja, esteve apenas quatro anos na escola.
Entre as Regiões Metropolitanas, a de Porto Alegre concentra a menor taxa de desemprego entre os trabalhadores com Ensino Superior completo, 5,1%. Em Salvador a taxa é de 7,5%; Recife, 6,9%; Belo Horizonte, 5,9%; São Paulo e Distrito Federal, 5,8%.
José Prado de Oliveira destacou a baixa participação das administrações estaduais e municipais no ensino profissionalizante ressaltando que o Governo Federal é responsável por 82,4% das instituições enquadradas na categoria.
"O que temos visto é o crescimento do número de vagas e a falta de mão-de-obra qualificada, o que nos faz refletir sobre os acordos que temos com algumas instituições responsáveis por essa demanda", alertou Heron de Oliveira, ao manifestar preocupação em relação à defasagem da mão-de-obra qualificada no Rio Grande do Sul.
O Anuário de Qualificação Social e Profissional 2007 é gratuito e pode ser adquirido na sede do Dieese (Rua Vicente da Fontoura, 1262/203) em formato de livreto ou cd-rom ou acessado através do página eletrônica do Ministério do Trabalho (http://www.mte.gov.br/dados_estatisticos/anuario_qual_prof.asp) .
Assessoria de Imprensa SRTE/RS