Ministro Carlos Lupi destaca importância de investir no interior do país. Programa chegará a 50 mil trabalhadores, que também passarão por cursos de gestão
Foto: Renato Alves
Ministro Lupi entrega benefício a artesã de Juazeiro do Norte (CE)
O ministro destacou a importância de o governo ampliar investimentos no interior do país. "Expandir a economia para além dos centros urbanos é oferecer a oportunidade de os trabalhadores se fixarem em sua terra, em sua região de origem, perto de sua família. Nenhum retirante vai para a capital porque quer, e sim atrás de uma oportunidade. E nós estamos trazendo esta oportunidade até o interior. Assim evita-se também o crescimento desordenado das grandes cidades", avaliou Lupi.
A entrega do benefício foi realizada junto à estátua de Padre Cícero. "Lançar esta nova fase do programa aos pés da imagem de Padre Cícero tem um simbolismo muito grande, porque ele é uma personalidade histórica que sempre procurou ajudar mais humildes. E isto simboliza bem o espírito deste programa de microcrédito, que é dar oportunidade a quem precisa", afirmou o ministro.
Microcrédito - A nova etapa do programa de microcrédito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concederá empréstimos de até R$ 15 mil a microempreendedores. Serão beneficiados inicialmente trabalhadores dos setores de pesca, têxtil, reciclagem, artesanato e agricultura familiar. Nesta nova fase, o programa chegará a cerca de 50 mil trabalhadores em todo o Brasil. O objetivo é fomentar a economia local incentivamento pequenos empreendimentos.
Segundo o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo, o Ministério do Trabalho e Emprego mapeou para o início desta etapa um contingente de 160 mil microempreendedores associados a 75 entidades, que não possuem acesso facilitado às linhas de crédito. "Daí a importância do programa, que tem como objetivo atender categorias marcadas pela informalidade, como forma de tirá-las dessa situação, devolvendo-lhes a dignidade de um trabalho com garantias. Outro benefício se refere à redução de custos de prospecção, pois o microempreendedor é encaminhado diretamente ao banco", disse Figueiredo.
Para mais informações sobre o Programa de Microcrédito, os interessados podem ligar gratuitamente para 0800-610101 (Centro-Oeste, Sul, Acre, Rondônia e Tocantins) ou 0800-2850101 (Sudeste, Nordeste e restante do Norte) ou acessar o site do programa em http://www.mte.gov.br/pnmpo.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br