Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Artesãos do Ceará recebem benefício do microcrédito

Ministro Carlos Lupi destaca importância de investir no interior do país. Programa chegará a 50 mil trabalhadores, que também passarão por cursos de gestão

Foto: Renato Alves

Ministro Lupi entrega benefício a artesã de Juazeiro do Norte (CE)

 

Brasília, 09/07/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, entregou nesta quinta-feira (9) vales-capacitação do programa de microcrédito a artesãos da feira do Horto, em Juazeiro do Norte. Além de receber financiamento para ampliação de seus negócios, os novos beneficiários do programa terão oportunidade de participar de cursos de gestão empresarial de pequenos empreendimentos.

 

O ministro destacou a importância de o governo ampliar investimentos no interior do país. "Expandir a economia para além dos centros urbanos é oferecer a oportunidade de os trabalhadores se fixarem em sua terra, em sua região de origem, perto de sua família. Nenhum retirante vai para a capital porque quer, e sim atrás de uma oportunidade. E nós estamos trazendo esta oportunidade até o interior. Assim evita-se também o crescimento desordenado das grandes cidades", avaliou Lupi.

 

A entrega do benefício foi realizada junto à estátua de Padre Cícero. "Lançar esta nova fase do programa aos pés da imagem de Padre Cícero tem um simbolismo muito grande, porque ele é uma personalidade histórica que sempre procurou ajudar mais humildes. E isto simboliza bem o espírito deste programa de microcrédito, que é dar oportunidade a quem precisa", afirmou o ministro.

 

Microcrédito - A nova etapa do programa de microcrédito do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) concederá empréstimos de até R$ 15 mil a microempreendedores. Serão beneficiados inicialmente trabalhadores dos setores de pesca, têxtil, reciclagem, artesanato e agricultura familiar. Nesta nova fase, o programa chegará a cerca de 50 mil trabalhadores em todo o Brasil. O objetivo é fomentar a economia local incentivamento pequenos empreendimentos.

 

Segundo o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo, o Ministério do Trabalho e Emprego mapeou para o início desta etapa um contingente de 160 mil microempreendedores associados a 75 entidades, que não possuem acesso facilitado às linhas de crédito. "Daí a importância do programa, que tem como objetivo atender categorias marcadas pela informalidade, como forma de tirá-las dessa situação, devolvendo-lhes a dignidade de um trabalho com garantias. Outro benefício se refere à redução de custos de prospecção, pois o microempreendedor é encaminhado diretamente ao banco", disse Figueiredo.

 

Para mais informações sobre o Programa de Microcrédito, os interessados podem ligar gratuitamente para 0800-610101 (Centro-Oeste, Sul, Acre, Rondônia e Tocantins) ou 0800-2850101 (Sudeste, Nordeste e restante do Norte) ou acessar o site do programa em http://www.mte.gov.br/pnmpo.

 

Assessoria de Imprensa do MTE

(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas