No mundo globalizado, onde as mudanças tecnológicas são cada vez mais velozes, os trabalhadores precisam se capacitar muito fortemente para dominar a complexidade que essas mudanças impõem e, assim, poder disputar espaço digno no mercado de trabalho. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atento a essa transformação que revoluciona o mundo do trabalho, implementou o Planseq - Plano Setorial de Qualificação, que reúne esforços de agentes locais para atender à demanda de mão-de-obra da região.
O Planseq é uma política pública de qualificação social e profissional inédita no País. Isso porque, diferente dos Planos anteriores, esta é focada nas necessidades do mercado regional, com duração de até dois anos, e realizada em parceria com governos e indústrias que necessitam dessa mão-de-obra qualificada. Trata-se, na verdade, de uma parceria público-privada, uma vez que as empresas também investem na qualificação do trabalhador, seja por meio da injeção de recursos financeiros, seja pela aquisição de equipamentos.
Presente em 51 municípios de sete estados brasileiros, o Planseq integra o Plano Nacional de Qualificação (PNQ) do Ministério do Trabalho e Emprego e é financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador. As primeiras ações são direcionadas para os setores aeronáutico, metalúrgico, turístico e do trabalho doméstico. Os próximos convênios serão assinados com instituições que atuam nas áreas da construção civil, agricultura, petróleo e gás.
Neste mês, foi lançado em Osasco o Planseq voltado para o setor metalúrgico, que vai qualificar 766 trabalhadores. O Plano também irá intermediar mão-de-obra e incentivar a economia solidária, com a formação de empreendimentos coletivos para atendimento da demanda de empresas do setor por produtos e serviços.
O Planseq do setor metalúrgico envolve governos estadual e municipais, sindicatos, centrais sindicais, Centro da Indústria do Estado de São Paulo - Ciesp/Castelo e as empresas Gerdau e Cometa, que aproveitarão a mão-de-obra especializada. Serão beneficiados, além de Osasco, outros 14 municípios, entre os quais Sorocaba, Cotia, Barueri e Araçatiguama.
Em Araraquara foi realizada, também este mês, a Aula Magna do Planseq do setor aeronáutico. Serão treinadas 932 pessoas que, após a conclusão do curso básico ou técnico, poderão ocupar funções de auxiliar de limpeza ou específicas do setor aeronáutico, tais como chapeador, eletricista e técnico em manutenção.
Para viabilizar os cursos, foram firmadas parcerias com as prefeituras de Araraquara e São Carlos, com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) - que tem sede
O Planseq, ao promover a qualificação considerando a real necessidade do mercado de trabalho, estimula a contratação e incrementa a economia local. Vantagem para o empregador, para o trabalhador e para toda a comunidade.