Atendimento Alô Trabalho cresce 84% entre maio e julho
No último mês, a central recebeu mais de 200 mil ligações
Brasília, 06/08/2015 - Desde que foi inaugurada, em 31 de abril deste ano, a central de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Alô Trabalho, tem tido aumento constante no número de ligações recebidas e atendidas, seja por meio eletrônico ou pelo atendimento humano. Em julho, comparado com os dois primeiros meses (maio e junho), o acréscimo foi de 84%. No mês, foram 89.004 ligações a mais que em junho.
Ao todo foram 371.373 ligações, sendo 205.747 delas transferidas para os mais de 200 atendentes, disponíveis de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento eletrônico, que esclarece dúvidas sobre diversos temas, funciona 24 horas. “O Alô Trabalho desafoga as superintendências e os postos de atendimento do Ministério em todo o país. Essa é uma maneira de melhorar o atendimento ao trabalhador, é uma facilidade para o cidadão que não tem nenhuma unidade de atendimento do MTE próximo à sua residência, pois ele pode ligar para o 158 a qualquer momento e ter suas dúvidas esclarecidas”, explica o ouvidor-geral do MTE, Edson Luis Gonçalves.
A maioria das ligações recebidas no mês sanou dúvidas sobre o Sistema Empregador Web. Em segundo lugar, vieram as solicitações de benefícios e logo depois, esclarecimentos sobre o abono salarial. O Sudeste do país foi a região que mais recorreu ao serviço. Entre os estados, São Paulo liderou a procura, com 99.693 ligações realizadas, seguido do Rio de Janeiro, com 96.651 chamadas, e Minas Gerais, com 35.953. Usuários do Distrito Federal realizaram 17.756 ligações para a central do MTE.
A consulta à Central é gratuita e pode ser acessada pelo número 158 de qualquer telefone fixo ou móvel, com tarifa de chamada local. O serviço oferece informações sobre seguro-desemprego, abono salarial, legislação trabalhista, RAIS, CAGED, Homolognet, Programa de Microcrédito, Projovem, Programa de Alimentação do Trabalhador, políticas e programas de economia solidária, além de sanar dúvidas sobre o Sistema Empregador Web e realizar agendamento de atendimento nas agências do MTE.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.b 2031.6537