Brasília, 01/10/2007 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou nesta segunda-feira (1), em Vitória (ES), audiência pública com entidades patronais e de trabalhadores para elaboração de um novo Plano Setorial de Qualificação (Planseq) para o setor metalúrgico. Durante audiência, foram discutidas as necessidades de mão-de-obra qualificada para o segmento nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Pará.
O Planseq foi instituído em novembro de 2004 e é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), que tem como objetivo qualificar mão-de-obra para o mercado de trabalho. A finalidade do Planseq é formar profissionais, atendendo à demanda de cada região e facilitando a absorção dos qualificados.
Para elaborar os Planseqs, o MTE realiza uma série de audiências públicas com representantes dos trabalhadores, empregadores e governos, levando em conta as reais necessidades de qualificação da economia local. Os cursos são realizados sempre em parceria com entidades de ensino profissionalizante.
Além do Ministério do Trabalho e Emprego, também participaram da audiência a Usiminas, Acesita, Cenibra, Indústria Mecânica Paraíso (Indumep), Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ipatinga (Sindimiva), Usiminas Mecânica, Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Vale do Aço e Comissão Municipal de Emprego de Ipatinga.
Metalurgia - No ano passado, o MTE capacitou 261 trabalhadores de Osasco (SP) por meio do Planseq Metalurgia. Os alunos foram certificados em cursos de manutenção elétrica e mecânica, modelagem de fundição, controle de qualidade em fundição, encanamento hidráulico, formação para maçariqueiro, assistente de conformação mecânica, soldador eletro-revestido, movimentação de cargas, preparador de sucatas e assistente de forno elétrico. As aulas foram finalizadas em agosto de 2006.
Para participar dos cursos de formação do Planseq é necessário ter concluído o ensino fundamental, ter no mínimo 18 anos completos, estar desempregado e residir na região onde há a demanda por mão-de-obra.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540