O objetivo é fazer um levantamento das reais necessidades do setor e elaborar o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Bares e Restaurantes
Brasília, 11/02/2008 - O Ministério do Trabalho e Emprego realiza no próximo dia 19 (terça-feira), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE/RJ), audiência pública com entidades patronais e sindicais para discutir uma proposta de capacitação profissional para trabalhadores do segmento de bares e restaurantes.
O objetivo é fazer um levantamento das reais necessidades do setor e elaborar o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) Bares e Restaurantes. O número de pessoas a serem atendidas, bem como a grade curricular e área de abrangência dos cursos, serão levantados durante o evento.
O Planseq foi instituído em novembro de 2004 e é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), que tem como objetivo qualificar mão-de-obra para inserção no mercado de trabalho. A finalidade do Planseq é formar profissionais atendendo a demanda de cada região e assim facilitar sua absorção pela economia local.
Audiências - A audiência pública é o primeiro passo para formação e consolidação do Planseq, e assim atender com profissionais preparados um determinado setor da economia. No mês passado, foi realizada em Brasília uma audiência com representantes da sociedade civil para discutir uma proposta de qualificação para execução das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da Construção Civil.
A proposta de qualificação profissional para o setor terá, como prioridade, capacitar pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa-Família.
Para participar dos cursos de formação do Planseq é necessário ter concluído o ensino fundamental, ter no mínimo 18 anos completos, estar desempregado e residir na região onde há a demanda por mão-de-obra.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540 - acs@mte.gov.br