Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Audiências públicas definem ações de qualificação no Ceará

Planseqs das áreas de turismo, comércio e educação física devem beneficiar cerca 4,5 mil trabalhadores. O MTE responderá pelo aporte de 85% dos R$ 2,5 milhões previstos. O governo do estado entra com a contra-partida

Fortaleza, 15/07/2008 - Cerca de 4,5 mil trabalhadores serão beneficiados com o Plano Setorial de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego (Planseq/MTE), com ênfase para os jovens em busca do primeiro emprego. A meta foi aprovada em três audiências públicas iniciadas ontem (14) e que continuam hoje (15) no auditório da sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará.

As audiências foram realizadas para atender às necessidades de qualificação nas áreas do comércio, turismo e educação física. O Planseq do comércio atendeu a demanda apresentada pelo Clube dos Diretores Lojistas (CDL/CE), o do turismo foi em atendimento a demanda apresentada pela Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio/CE) e o da educação física foi proposto pelo Conselho Nacional de Educação Física (CNEF). Os dois primeiro qualificará cerca de 1200 trabalhadores cada e o terceiro, cerca de 600 trabalhadores.

O diretor do Departamento de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego, Marcelo Aguiar, presidiu as audiências das quais participaram representantes de empregadores e de empregados dos setores que serão contemplados com cerca de R$ 2,5 milhões, aportados pelo MTE, correspondente a cerca de 85% do valor total do empreendimento. O subsecretário do Trabalho e Ação Social do Ceará, José Auricélio de Oliveira, afirmou o compromisso do governador e da secretária de trabalho em aportar recursos adicionais aos Planseqs.

Durante a manhã desta terça-feira (15), os participantes das audiências elaboram e submetem à aprovação as metas específicas para cada área de atuação.

"O nosso objetivo é que os Planseqs estejam em execução já na primeira quinzena de setembro", ressalta o superintendente Papito de Oliveira.

Audiências - Para elaborar os Planseqs, o MTE realiza uma série de audiências públicas com representantes dos trabalhadores, empregadores e governos, levando em conta as reais necessidades de qualificação da economia local. Os cursos são realizados sempre em parceria com entidades de ensino profissionalizante.
Para participar dos cursos de formação do Planseq é necessário ter concluído o ensino fundamental, ter no mínimo 18 anos completos, estar desempregado e residir na região onde há a demanda por mão-de-obra.

O Planseq - Instituído em novembro de 2004 é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação. Tem como objetivo qualificar mão-de-obra para o mercado de trabalho atendendo à demanda de cada região, facilitando a absorção dos qualificados e promovendo a inclusão social. Os Planseqs se caracterizam como um espaço de integração entre políticas de desenvolvimento e emprego, em articulação direta com oportunidades concretas de ocupação.

Assessoria de Imprensa SRTE/CE






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas