Laudo técnico constatou situação de grave e iminente risco de vida para os trabalhadores da empresa que foi palco de três acidentes fatais, dois deles no mês de setembro
Recife, 13/10/2008 - Desde o início do ano o Grupo de Fiscalização Rural da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE/PE) atua em usina no litoral sul do estado - onde em um só mês já ocorreram dois acidentes com vítimas fatais.
No dia 15 de setembro, um operário, que exercia a função de bituqueiro - operário que apanha o que a máquina não consegue coletar - foi atropelado. O trabalhador estava pegando carona na máquina "apanhadeira" entre duas frentes de serviço, já que a empresa não fornecia outro tipo de transporte, quando caiu e foi esmagado.
O outro acidente ocorreu no último dia 24, quando um operador de bomba foi sugado pelas águas de uma das tubulações, durante a desobstrução da canaleta subterrânea. O laudo técnico da SRTE/PE, realizado durante visita ao local no dia 29 de setembro, constatou a situação de grave e iminente risco à vida dos trabalhadores, devido às condições da canaleta, onde há passagem de água corrente que deságua no rio Ipojuca.
O coordenador do Grupo de Fiscalização Rural, Paulo Mendes informou que o local de acesso à canaleta onde ocorreu o acidente foi interditado, até que a empresa estabeleça os procedimentos adequados, de acordo com as normas de segurança, comunicando também aos trabalhadores os riscos das atividades a serem executadas no local. A empresa continua sob processo de investigação dos acidentes.
Situação da empresa - O primeiro caso fatal na usina fiscalizada aconteceu em dezembro de 2007 na colheita da cana-de-açúcar. Um trator, acoplado com implemento para carregadeira travou durante as frentes de serviço. A máquina, descontrolada, derrapou e despencou de um barranco de aproximadamente 10 metros, vitimando cinco trabalhadores e causando a morte de um deles.
Na investigação deste acidente foram lavrados 18 autos de infração, a maioria relacionada às condições dos equipamentos de trabalho e ao transporte de trabalhadores. Os fiscais alertaram para a proteção dos trabalhadores, durante a circulação de veículos nas vias, em circunstâncias de chuvas que possam gerar alagamento ou escorregamento e para capacitação dos operadores, visando o manuseio seguro das máquinas.
Assessoria de Imprensa SRTE/PE