1,5 mil jovens dos municípios de Vila Velha, Vitória, Viana, Serra, Cariacica e Guarapari terão 400 horas de qualificação profissional nos próximos meses
Foto: MTE
Aula inaugural do Consórcio Social da
Juventude da Grande Vitória (ES)
Brasília, 12/08/2008 - Foi dado o primeiro passo para a qualificação social e profissional de 1.500 jovens do 'Superação', o Consórcio Social da Juventude da Grande Vitória, no Espírito Santo. Na última sexta-feira (08), os jovens de Vila Velha, Vitória, Viana, Serra, Cariacica e Guarapari tiveram sua primeira aula no projeto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Fundação Educacional Monte Belo.
As Entidades Executoras do Superação prepararam uma programação especial nos seis municípios atendidos pelo Consórcio. No Centro da Juventude, localizado no município de Serra, por exemplo, 60 jovens assistiram a uma palestra sobre 'Apresentação Pessoal e Etiqueta', com a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e produtora de moda, Graça Schreider. O primeiro dia de aula terminou com uma dinâmica sobre confiança e uma confraternização entre os jovens.
A estudante Marília Gabriela de Oliveira acredita que o Consórcio é uma boa oportunidade que os jovens estão tendo. "O meu conselho é que o jovem não desista e que continue no curso, porque nós vamos conseguir", acrescenta Marília.
Ao todo, serão 400 horas de curso entre qualificação básica e profissional. Para ajudar os jovens com transporte e alimentação, o MTE oferecerá uma bolsa-auxílio de R$ 600, dividida em 5 parcelas de R$ 120.
História do CSJ no estado - Esse é o segundo Consórcio que acontece no estado. O primeiro foi em 2005 e, na ocasião, 1.191 jovens foram qualificados. Destes, 418 foram inseridos no mercado de trabalho (35%), superando a meta que é de 30%.
Projovem - Com a extinção do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), através da Lei 11.692 de 10 de junho de 2008, entrou em vigor, em janeiro de 2008, o ProJovem, que integra as ações voltadas para juventude do Governo Federal. O programa se divide nas modalidades ProJovem Adolescente - Serviço Socioeducativo; ProJovem Urbano; ProJovem Campo - Saberes da Terra e ProJovem Trabalhador.
O Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável pela execução das ações de qualificação dos jovens por meio do ProJovem Trabalhador, composto por duas linhas de ações provenientes do PNPE. Uma delas é o Juventude Cidadã (convênios executados pelos governos estaduais, municipais e o Distrito Federal) e Consórcio Social da Juventude (convênios executados por entidades da sociedade civil).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br