Seminário nacional vai reunir os principais atores envolvidos no tema no país. O encontro acontece hoje (22) e amanhã no Hotel San Marco, em Brasília
Brasília, 22/07/2008 - Com objetivo de promover o diálogo e o aprofundamento sobre a trajetória, a atualidade e as perspectivas futuras da Economia Solidária, a Secretaria Nacional de Economia (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego, está realizando o seminário 'Avanços, desafios e perspectivas da Economia Solidária no Brasil'. O encontro acontece hoje (22), a partir das 14 horas, e se estenderá até amanhã, no Hotel San Marco, em Brasília.
Participarão do evento o Comitê Permanente do Conselho Nacional de Economia Solidária, o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e convidados.
Os temas a serem debatidos são "Economia Solidária: trajetória e atualidade"; "Sujeitos e relações na Economia Solidária: Estado e Sociedade" e "Construindo a caminhada: horizontes políticos estratégicos da Economia Solidária". O objetivo é favorecer o debate sobre as relações entre o Estado e Sociedade na Economia Solidária.
Segundo o Diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Senaes, Roberto Marinho Alves da Silva, a Economia Solidária desde 2003 tem obtido um reconhecimento significativo. "Isso se deve ao crescimento do número de empreendimentos e instituições (Cooperativas, Universidades, por exemplo) que têm apoiado a Economia Solidária, além do reconhecimento do Estado", destaca.
Para Marinho, a Economia Solidária tem hoje três grandes desafios: avançar nos processos de organização e comercialização dos empreendimentos; no acesso ao capital e a infra-estrutura; e na criação de novos instrumentos jurídicos para reconhecimento das instituições envolvidas.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br