AVISO DE PAUTA - Fiscais resgatam 17 trabalhadores no Rock in Rio
Brasília, 28/09/15 – No último domingo (27), auditores fiscais do Trabalho resgataram 17 trabalhadores no Rock in Rio, encontrados em situação análoga à escravidão. De acordo com depoimentos colhidos os empregados foram arregimentados em São Paulo e no Rio, mediante pagamento de taxa, para atuar como ambulantes da empresa “Batata no Cone” e recebiam dois reais por produto vendido no evento, por fora e sem remuneração complementar.
Além disso, trabalhadores pagaram pelas suas passagens e atestados médicos, e tiveram seus documentos retidos pela empresa. Não era servida alimentação para os empregados. Também foi verificado pela equipe fiscal que a jornada de trabalho era exaustiva. Segundo relatos, alguns trabalhadores iriam pagar R$ 400 para poderem atuar no Rock in Rio. Os auditores fiscais do trabalho estiveram em uma comunidade, localizada em frente ao evento, e visitaram o alojamento utilizado pelos trabalhadores, com a constatação de falta de camas e condições adequadas de higiene. A ação contou com a participação do Ministério Público do Trabalho.
Nesta segunda-feira (28), será feita a rescisão de contratos de trabalho o e pagamento de verbas indenizatórias, além de entrega das guias de Seguro Desemprego.
Serviço
Coletiva sobre Resgate de Trabalhadores em Condições Análogas à Escravidão
Data: 28/09/2015
Horário: 14h
Local: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro – Av. Presidente Antônio Carlos, n° 251 – 12° andar – Ala Norte
Assessoria de Imprensa/MTE
Portal: www.mte.gov.br