Cerca de 17,8 mil trabalhadores serão beneficiados com as comissões
Brasília – 10/06/2013 - Serão empossadas nesta segunda-feira (10/6) oito comissões de representantes sindicais das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). A cerimônia será realizada no município de Itaboraí/RJ, às 15 horas, com a presença dos ministros do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e representantes do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon) e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Pesada de São Gonçalo, Itaboraí e Região (Sinticom).
De um total de 28 mil trabalhadores do Complexo, cerca de 17,8 mil deles serão beneficiados com a instalação das comissões de representantes sindicais, que terão como principais atribuições dialogar com os seis consórcios e as duas empresas do Comperj sobre as demandas dos funcionários e avaliar se as diretrizes do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção estão sendo cumpridas.
A adesão do Comperj ao Compromisso Nacional da Construção aconteceu no final de 2012. Na ocasião, cinco consórcios e duas empresas – responsáveis pela construção do Complexo Petroquímico - assinaram o acordo: Consórcio SPE (1,3 mil trabalhadores); Consórcio Pipe Rack (1,8 mil trabalhadores); Consórcio TUC Construções (4,6 mil trabalhadores); Consórcio QGGI (2,2 mil trabalhadores); Consórcio TE-AG (3,8 mil trabalhadores); e as empresas Alusa Engenharia S.A. (2,2 mil trabalhadores), e MPE Montagens e Projetos Especiais S.A. (1.098 trabalhadores). Em maio deste ano, mais um consórcio aderiu ao Compromisso: Alusa-MPE (800 trabalhadores).
Grandes empreendimentos já têm comissões de trabalhadores - Com as comissões empossadas no Comperj, já são 20 as comissões de trabalhadores instaladas em todo o país: Usina Hidrelétrica de Jirau (3 comissões); Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (uma comissão); Refinaria Paulínia (uma comissão); Arena das Dunas (uma comissão); Teles Pires (uma comissão); empreendimento habitacional Parque das Águas (uma comissão); Mina Conceição (uma comissão); Tanques 3 – Petrobras (uma comissão); Residenciais Top Taguatinga e Top Taguatinga II (uma comissão); Residenciais Parque Paradiso, Piazza San Pietro e Piazza Navona (uma comissão); Comperj (oito comissões). Atualmente, 25 obras integram o Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção.
Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção
A representação sindical, uma das principais diretrizes do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção, tem como objetivo a ampliação do diálogo entre trabalhadores e empregados em todos os níveis, com base na negociação, na troca de informações e na consulta, no sentido de buscar soluções para os problemas específicos de cada obra em relação a processos de trabalho, mudanças organizacionais e condições contratuais, entre outras questões. Além da representação sindical, o Compromisso Nacional prevê a instalação de comissões de saúde e segurança, e ações para aprimorar o recrutamento, a contratação, e a qualificação da mão-de-obra.
Serviço:
Assunto: Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj)
Local: Rodovia Estadual RJ116, KM 5,2, Acesso A1, s/n. Bairro Alto do Jacú (Sambaetiba) Município de Itaboraí – Rio de Janeiro
Data: 10/06 (segunda-feira)
Horário: 15 horas
Com informações da Assessoria da Imprensa da Secretaria Geral da Presidência da República
Assessoria de Comunicação Social/MTE
(61) 2031.6537/2430 acs@mte.gov.br