Brasília, 17/04/2015 – A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro (SRTE/RJ) e o PROCON/RJ deflagram, no início da manhã desta sexta-feira (17), a Operação “Yulin”, nova etapa da fiscalização em pastelarias na cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo da ação é o combate ao trabalho escravo urbano e ao tráfico de pessoas, além da verificação da procedência da carne que está sendo servida aos consumidores.
A ação teve início às 9h, na sede da SRTE/RJ, com uma reunião de chefias e coordenadores da operação. Em seguida, as equipes se deslocaram para estabelecimentos nos bairros de Duque de Caxias, Tijuca, Bonsucesso.
Os estabelecimentos escolhidos foram listados em acordo da SRTE/RJ com o PROCON/RJ, em razão do histórico de denúncias das instituições, inspeções já realizadas e probabilidades.
Trabalhadores poderão ser conduzidos à SRTE/RJ para prestarem depoimentos, em caso de vulnerabilidade. Haverá um tradutor de mandarim caso seja necessário. A equipe é formada por cerca de dez auditores-fiscais do trabalho e oito fiscais do PROCON/RJ.
“Yulin” - Devido a denúncias da utilização de carne de cachorro nos pastéis, a operação foi batizada com o nome da cidade do sul da China onde é realizada, anualmente, no dia 21 de junho, o “Festival de Carne de Cão”, com o abate de aproximadamente dez mil cães.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537/2430 – acs@mte.gov.br