Atividade visa mobilizar a sociedade e aumentar o respeito aos direitos das crianças e adolescentes
Belo Horizonte, 19/10/2011 - Na tarde dessa quarta-feira (19), o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente (FECTIPA) e o Fórum Interinstitucional de Enfretamento à Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais (FEVICANG) realizam mais uma edição do Cortejo dos Direitos da Criança e do Adolescente. Promovido pelo segundo ano consecutivo, essa edição é em alusão ao Dia das Crianças comemorado em 12 de outubro.
Com o tema “Ser Criança é...”, a ação reunirá cerca de 1800 jovens que ao passear pelas ruas do centro da capital mineira visa sensibilizar a sociedade em relação aos direitos da criança e do adolescente previstos no Artigo 227 da Constituição Brasileira, ressalta a coordenadora do FECTIPA e técnica de nível superior da SRTE/MG Elvira Cosendey: “O evento é fundamental dar visibilidade ao tema através da sensibilização da sociedade a respeito deste assunto, já que muitos dos direitos ainda não foram conquistados”, afirma Cosendey.
O cortejo começa às 13h30, a partir do Centro de Referência da Criança e Adolescente (Antigo “Espaço Miguilim”) - que fica ao lado da Praça da Estação. A caminhada seguirá pela Avenida dos Andradas, com chegada prevista para às 15h no Parque Municipal Américo Renné Gianneti. Durante todo o trajeto e na permanência no Parque Municipal, haverá apresentações do grupo de acrobatas e percussionistas da BHTrans, do Circo de Todo Mundo e do teatro da Rede Evangélica.
A caminhada será dividida em quatro alas - três delas sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação; a quarta está por conta da Rede Evangélica e do FECTIPA e será subdividida em 12 alas alusivas aos direitos da criança e do adolescente: direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Segundo Cosendey, esses jovens estarão lutando pelos direitos de todas as crianças e adolescentes do estado.
Apóiam a ação a própria da SRTE/MG, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a BHTrans, a Associação Municipal de Assistência Social (AMAS) e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
Números - Dados da SRTE/MG revelam que de janeiro a setembro deste ano, 552 crianças foram afastadas de atividades ilícitas no estado, pela ação da Fiscalização do Trabalho, número 20% acima do registrado no mesmo período do ano passado.
II Cortejo dos Direitos da Criança e do Adolescente
Quando: 19/10/2011
Concentração: Centro de Referência da Criança e Adolescente (Antigo “Espaço Miguilim”), ao lado da Praça da Estação, às 13H30.
Encerramento: Parque Municipal.
Serviço de Comunicação Social SRTE/MG
Tel.(31)3270-6106 / secom.srtemg@mte.gov.br