Planseq Construção Civil vai capacitar trabalhadores em ocupações de almoxarife, azulejista, pedreiro, pintor, encanador e eletricista. inscrições seguem até sexta-feira
Bahia, 21/07/2009 - Beneficiários do Bolsa Familia dos municipios baianos de Salvador, São Francisco do Conde, Candeias e Madre de Deus interessados em participar de cursos de capacitação profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) podem fazer a inscrição até a próxima sexta-feira (24).
Parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Associação de Apoio Comunitário dos Filhos e Amigos da Fazenda Grande II (Acafag), o Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq) Construção Civil vai capacitar 2.004 beneficiários do programa Bolsa Familia nestas regiões.
Os cursos são gratuitos e terão duração de 200 horas. O inicio das aulas está previsto para o dia 3 de agosto. Os participantes receberão aulas teóricas e práticas para que possam exercer uma ocupação de almoxarife, azulejista, pedreiro, pintor, encanador ou eletricista. Apenas beneficiários do Bolsa Família podem participar. É preciso ter entre 18 e 60 anos e ter concluído a 4ª série do ensino fundamental. Carteira de Identidade e Cartão do Bolsa Família são os documentos necessários à inscrição.
Em Salvador, as inscrições podem ser feitas na Acafag (Estrada do Coqueiro Grande, nº 126-fundos - Fazenda Grande II, Cajazeira); em Candeias, no Centro do Desenvolvimento do Trabalho (Rua São João, s/n°); em São Francisco do Conde, no Instituto Luiz Viana (Praça da Bandeira, s/nº).
Planseq - O Planseq Bolsa Família é uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), coordenada pela Casa Civil da Presidência da República. O projeto visa promover qualificação e inserção profissional deste público em obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do setor da construção civil.
Quem participa dos cursos pode aprender profissões de pintor, pedreiro, encanador, desenhista, eletricista, gesseiro, auxiliar de escritório e almoxarife, operador de trator ou carpinteiro. Realizadas por instituições contratadas por edital público, as qualificações têm duração média de 200 horas/aula, divididas entre 80 horas de teoria e 120 horas de prática, que poderão ocorrer em canteiros de obras.
Para participar do programa, a pessoa tem que ser membro de família beneficiária do Bolsa Família, ter idade acima de 18 anos e possuir pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br