Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Beneficiários do Bolsa-Família terão mais uma chance de entrar no mercado de trabalho

Parceria entre os Ministérios do Trabalho e Emprego e Desenvolvimento vai qualificar integrantes do programa para inserção no setor da construção civil

Foto: Renato Alves

Ministro Carlos Lupi durante solenidade comemoraçao do  aniversario do MDS

Aniversario do MDS

Ministro Carlos Lupi cumprimenta o ministro Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social

 

Brasília, 13/03/2008 - Na comemoração de quatro anos de criação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério do Trabalho e Emprego também tinha o que celebrar. Afinal, durante a solenidade que aconteceu nesta quarta-feira (12), em Brasília, o MTE assinou um acordo de cooperação técnica que beneficiará centenas de brasileiros.

Por meio dele será criado programa para qualificar e ajudar a inserir os beneficiários do Bolsa-Família no mercado de trabalho, resultando, assim, em mais emprego e renda.

Com duração de 60 meses, o acordo utilizará o Plano Setorial de Qualificação (Planseq), do MTE, para qualificar os beneficiários na área de construção civil, sendo que os trabalhadores serão posteriormente encaminhados para postos de trabalho gerados pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Importante ressaltar que a comissão de Concertação do Planseq Construção Civil está fazendo o desenho do projeto, cujos principais pontos são o mapeamento das obras (para quantificar seu potencial de criação de empregos) e a sistematização do fluxo de qualificação e intermediação dos trabalhadores. Inicialmente executado em 11 regiões metropolitanas, o programa será posteriormente expandido para cobrir obras realizadas no interior dos estados.

"O setor da construção civil é o grande destaque da geração de empregos no país e pode experimentar um crescimento ainda maior com os investimentos em infra-estrutura e qualificação", destacou o ministro Carlos Lupi.

Bolsa-Família - Atualmente, o programa atende cerca de 11 milhões de famílias. Deste contingente, 22 milhões de pessoas têm idade acima de 16 anos, público-alvo das ações de qualificação do MTE.

CAGED - A Construção Civil continua sendo destaque entre os setores que mais geraram empregos em janeiro de 2008. Foram 38.643 trabalhadores a mais com a carteira assinada nas mãos, resultado recorde para um mês de janeiro, representanto alta de 2,53% em relação a dezembro de 2007. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

No acumulado dos últimos 12 meses (de janeiro 2007 a janeiro de 2008), o setor foi o responsável por colocar no mercado de trabalho formal 203.690 pessoas, um crescimento de 14,92%. É a atividade econômica que mais cresceu no período, com taxa 8,89 pontos percentuais acima da média de crescimento de todo o Brasil (6,03%).

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Com o nome de 'MDS 4 anos: Superando a Fome, Reduzindo a Pobreza e as Desigualdades Sociais', o evento apresentou os resultados das políticas implantadas durante a existência do ministério. E para isso, além dos vídeos, levou ao palco Joselita Jesus da Silva e cinco de seus sete filhos. Moradora da cidade de Aracaju, no Sergipe, e beneficiária de vários programas do Governo, ela aproveitou para pedir às autoridades presentes para que não acabem com os programas sociais.

Além do Ministério do Trabalho e Emprego, também assinaram acordos com o MDS: Ministério da Defesa, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério do Meio Ambiente, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Ibama, Instituto Chico Mendes, Unicef, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),  Banco Popular do Brasil, Banco do Nordeste, prefeitura de Manaus, e governos da Bahia, Ceará e Piauí.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas