Em Brasilia, 800 alunos que participaram das oficinas profissionalizantes comemoram formatura nesta sexta-feira (19). Formandos já estão aptos para realizar atividades próprias, geradoras de renda
Brasília, 18/03/2010 - Uma turma de 800 beneficiários do Programa Próximo Passo, voltada a pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família, estará em festa em Brasilia nesta sexta-feira (19). Será realizada a formatura dos alunos que participaram de cursos de capacitação profissional voltados à área do Turismo. O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa da cerimônia.
Com o objetivo de qualificar e inserir este público no mercado de trabalho, e em atividades próprias, geradoras de renda, os alunos tiveram a oportunidade de participar de oficinas de cozinheiro, padeiro, confeiteiro, garçom, barman, recepcionista, mensageiro, porteiro, camareira, atendente de agência de viagem e auxiliar de eventos. Os cursos tiveram duração média de 200 horas, divididas entre teoria e prática.
Próximo Passo - É uma ação interministerial de qualificação social e profissional para os setores da Construção Civil e Turismo. Programa do Governo Federal, é realizado por meio dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Turismo (MTur), em conjunto com governos estaduais, municipais, empresários e trabalhadores. Com investimentos de R$ 20 milhões, tem como meta qualificar em torno de 26 mil trabalhadores beneficiários do Bolsa Família em 21 estados e no Distrito Federal.
Por meio da aprendizagem profissional, o programa tem como objetivo a inserção profissional qualificada como porta de entrada no mundo do trabalho, bem como a geração de renda no setor de turismo. Podem participar dos cursos pessoas com 18 anos ou mais pertencentes a famílias beneficiárias do Bolsa-Família e que tenham concluído, no mínimo, a 4ª série do ensino fundamental.
Planseq - Os Planos Setoriais de Qualificação (Planseqs) integram uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para elevar a qualificação profissional nos setores que estão em processo de expansão, crescimento econômico, modernização tecnológica.
Estes programas são executados por meio de convênios firmados com entidades sem fins lucrativos, selecionadas por meio de Chamada Pública de Parcerias, ou com estados e municípios. A demanda por qualificação é identificada com foco em setores econômicos, oportunidades concretas de geração de trabalho e renda, e em populações vulneráveis. Os cursos são gratuitos e financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
PNQ - O Plano Nacional de Qualificação do Governo Federal, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), gerenciadas pela Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), criam a oportunidade de capacitação profissional para o acesso do trabalhador desempregado e para permanência do trabalhador empregado ao trabalho decente, como forma de garantia da cidadania.
SERVIÇO
Dia: Sexta-feira, 19 de março
Hora: 10h
Local: Auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria - CNTI/SEPN W3 Norte 505 - Bloco A - Brasília/DF
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br