Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Biblioteca do MTE disponibiliza livros para deficientes visuais  Notícia em formato Áudio.

São 58 exemplares em braile, entre eles clássicos como 'O código da Vinci' e 'O primo Basílio'

Divulgação

 

Brasília, 09/07/2009 - Com a missão de promover a prática da leitura entre servidores, colaboradores e visitantes deficientes visuais, a Biblioteca Sérgio Buarque de Hollanda, no térreo do edifício anexo do Ministério do Trabalho e Emprego, incluiu em seu acervo 58 livros em braile.

Entre as publicações estão 'O primo Basílio', de Eça de Queiroz, e clássicos internacionais como 'O Código da Vinci', de Dan Brown, e 'O livreiro de Cabul', de Asne Seierstad. As obras em braile são disponibilizadas gratuitamente pela Fundação Dorina Nowill para cegos. Em breve serão acrescidas a Bíblia Sagrada e a Constituição Brasileira.

Para o chefe da divisão de documentação, Roberto Mario Vieira da Silva, a iniciativa surgiu com a perspectiva de garantir o acesso à leitura a todos que frequentam ou visitam o ministério. "Nossa Biblioteca é pioneira. Possui obras dessa natureza na Esplanada dos Ministérios. No entanto, ainda não contamos com leitores com essa deficiência, por isso pedimos aos servidores e colaboradores que divulguem essa novidade", mencionou.

A Biblioteca conta hoje com mais de 21 mil exemplares, entre livros convencionais ou em braile, CDs, fitas de vídeo, técnicos, didáticos e diversos, dicionários, revistas e jornais. Qualquer pessoa pode utilizar o acervo para pesquisas na Biblioteca, mas os empréstimos são permitidos apenas entre os servidores, colaboradores, estagiários e aposentados do MTE e da Previdência Social. Para tanto, devem fazer o cadastro pessoalmente ou via intranet. Saiba mais, clicando aqui.

Internautas também podem consultas às obras, por meio de uma Rede Virtual de Bibliotecas, composta por mais 14 bibliotecas distribuídas entre os três poderes. Os acervos que integram a base de dados abrangem todas as áreas do conhecimento, como Direito, Ciências Sociais e Humanas.

O método Braile - Surgiu em homenagem a Louis Braille, nascido na França, em 4 de janeiro de 1809. Cego desde pequeno, Braille teve uma vida dedicada à promoção da inclusão do deficiente visual. Sua principal contribuição foi à criação e o desenvolvimento do método braile, sistema de pontos que permite a pessoa  com deficiência visual ler e escrever.

Portal do MTE - Além da inclusão social realizada pela Biblioteca aos deficientes visuais, o Portal do Trabalho e Emprego também oferece acessibilidade digital a este público. Tanto que, em 2007, recebeu o Selo de Aprovação de Site Acessível por ser considerado exemplo de acessibilidade para pessoas deficientes visuais.

Um site acessível deve possuir textos alternativos para imagens, marcações e folha de estilo e tecnologia e recomendações da W3C, além de assegurar a navegabilidade por meio da tecla "Tab" e botão de retorno à página principal. E ainda, deve permitir a leitura de programas específicos para deficientes visuais, tais como Webvox, Jaws e Virtual Vision, os mais usados no Brasil.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas