Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Biomédicos comemoram seu dia hoje

De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2007, existem 13.336 profissionais atuando na área em todo Brasil

Brasília, 20/11/2008 - A profissão do biomédico surgiu no final década de 60, para atender a uma importante demanda do mercado profissional na área laboratorial de Biologia aplicada à Medicina. E com o passar dos anos, a profissão foi ganhando atenção e, aos poucos, está saindo dos bastidores para conquistar atividades - até então - pouco conhecidas por muitas pessoas. Hoje atuam no país 13.336 biomédicos, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2007 e, embora a maior parte seja do sexo feminino, 9.471, a remuneração média dos homens é maior R$ 2.784,18, contra R$ 2.634,48 para mulheres.  

A profissão é relacionada na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego, sob o código 2211-05, e regulamentada pela Lei 6.684, de 1979 (em conjunto com a profissão do Biólogo). De acordo com a Lei, para exercer a profissão, o biomédico deve possuir diploma registrado, de bacharel em curso oficialmente reconhecido de Ciências Biológicas Modalidade Médica.

As categorias de Biólogo e Biomédico foram desmembradas com a Lei nº 7.017, de 1982, que autorizou a criação dos Conselhos Federais e Regionais respectivos a cada profissão. Posteriormente, o Decreto nº 88.439, de 1983, veio regulamentar a profissão de Biomédico. Esse Decreto, todavia, enunciava alguns limites impostos ao exercício das análises clínico laboratoriais. Assim, na tentativa de solução, foi aprovada a Lei nº 7.135, de 26 de outubro de 1983 e a Resolução nº 86 de 24 de junho de 1986, assegurando definitivamente o direito do Biomédico de exercer as análises clínico-laboratoriais e dava autonomia aos Conselhos Federal e Regionais de Biomedicina para fiscalizar a atividade.

Além da perícia criminal, considerada relativamente nova, a profissão engloba mais de 32 campos, podendo o biomédico atuar ser em equipes de saúde, em nível tecnológico, nas atividades complementares de diagnósticos: realizando análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente; realizando serviços de radiografia, excluída a interpretação; atuando sob supervisão médica, em serviços de hemoterapia, de radiodiagnóstico e de outros para os quais esteja legalmente habilitado. Ele também pode planejar e executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional.

Segundo especialistas da área, o biomédico também está por trás de grandes conquistas, como o projeto Genoma, a popularização da reprodução humana e até o resultado de um teste de paternidade e de uma fertilização in vitro. As características fundamentais para exercer a profissão são a curiosidade, o gosto pela pesquisa e estudos, interesse pela Ciência e capacidade de análise e interpretação.

Semana da Biomedicina - Em função do crescente campo de atuação do biomédico e do uso de ferramentas mais modernas tanto na pesquisa quanto no diagnóstico está sendo promovido a XV Semana de Biomedicina juntamente com a II Semana Pernambucana de Análises Clínicas e o I Congresso do Instituto Nacional de Biomedicina. O evento, que acontece em Pernambuco entre 18 e 21 de novembro, apresenta a importância do biomédico como um profissional multidisciplinar e também celebra os 40 anos do curso de Biomedicina na Universidade Federal de Pernambuco e dos 40 anos de criação do Centro de Ciências Biológicas.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas