Ministérios do Trabalho de ambos os países se comprometeram a compartilhar iniciativas de sucesso para a promoção e fomento de políticas trabalhistas
Foto: Renato Alves
Reunião Brasil-São Tomé e Príncipe
Ministro Carlos Lupi durante audiência com a ministra Maria Tomé Araújo
Brasília 27/03/2008 - A ministra do Trabalho e Solidariedade de São Tomé e Príncipe, Maria Tomé Araújo, se reuniu nesta quarta-feira (26) com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para assinatura de acordo de cooperação e troca de experiências na área trabalhista.
"Nosso país gostaria de contar com a experiência acumulada do Brasil na área de certificação profissional", explicou a ministra no início do encontro em Brasília. Ao expor as carências enfrentadas pelo país - como a inexistência de ações de políticas de emprego, por exemplo, um salário mínimo nacional - Maria Araújo enfatizou a importância do intercâmbio entre as nações e exaltou as conquistas alcançadas pelo Governo brasileiro nas áreas relacionadas ao trabalho e emprego.
"Temos todo o interesse nessa troca de conhecimentos e ações. O Brasil tem políticas públicas e convênios internacionais que podem ser úteis ao desenvolvimento de nações irmãs", destacou o ministro Carlos Lupi antes da assinatura do acordo que terá vigência por cinco anos.
Por meio do protocolo de intenções firmado, os países se comprometeram a desenvolver a cooperação técnica nas áreas competentes aos respectivos ministérios, principalmente nas áreas de políticas públicas de emprego, qualificação profissional e políticas de inclusão de jovens no mercado.
Durante o encontro o Secretário Executivo do MTE, André Figueiredo, lembrou que em recente encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi firmado acordo bilateral, no qual o Brasil colocou à disposição, além das políticas de inclusão, os programas de microcrédito e microempreendedorismo. Além disso, Figueiredo salientou a possibilidade de intermediação em uma futura parceria com o Sesc, no setor de qualificação
História - São Tomé e Príncipe é um país formado por duas ilhas - "São Tomé" e "Príncipe". Situadas a 800km da costa oeste africana, no Golfo da Guiné, juntas possuem população de 122 mil habitantes. A ilha principal tem 35 x 50 quilômetros de extensão e a capital leva o mesmo nome: São Tomé. Colônia portuguesa desde o século XV, o estado só alcançou a independência em 1975 e, apenas 10 anos depois, iniciou sua abertura econômica. Atualmente Fradique de Menezes é o presidente e Patrice Emery Trovoada, o primeiro-ministro.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br