Brasil e Cuba ampliam cooperação técnica
Ministro Manoel Dias promove missão oficial ao país latino-americano para debater Memorando de Entendimento assinado na OIT
Brasília, 26/06/2015 - O ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Manoel Dias, realiza, a partir desse domingo (28), missão oficial de quatro dias a Cuba. A principal pauta é ampliar a cooperação técnica prevista no Memorando de Entendimento assinado pelos dois órgãos durante a 104ª Conferência Internacional do Trabalho (OIT), ocorrida em Genebra, na Suíça, na primeira quinzena de junho.
Até 1º de julho, Manoel Dias também conhecerá, a convite da ministra de Trabalho e Seguridade Social de Cuba, Margarita González Fernández, os principais programas da instituição local e fará visitas às instalações do Ministério dos Transportes local e à Zona de Desenvolvimento Especial de Mariel. “Cuba sempre foi e será um parceiro do Brasil. Nós vamos discutir o que podemos trocar de experiências no campo do trabalho e emprego para, juntos, partilharmos desse momento importante de abertura econômica que o país está vivendo”, explicou Dias.
Memorando de Entendimento – Brasil e Cuba realizaram uma Reunião Bilateral em Genebra, no dia 8 de junho de 2015, em paralelo às atividades da Conferência anual da OIT. Na ocasião, os ministros do Trabalho Manoel Dias e Margarita González Fernández assinaram um Memorando de Entendimento para cooperação na área de trabalho e cooperativismo. O documento propõe o intercâmbio de informações e experiências, a realização de cursos e a organização de grupos técnicos de trabalho abordando temas como emprego, capacitação profissional, salário mínimo, saúde, segurança e inspeção do trabalho. Está previsto ainda o desenvolvimento de ações conjuntas para estimular cooperativas e associações, bem como a economia solidária.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 20312430 – ACS@mte.gov.br