Após conversa com técnicos do MTE e audiência com o ministro, delegação do país europeu segue nos próximos dias para São Paulo e Salvador para conhecer o funcionamento dos postos do Sine
Foto: Renato Alves
COMITIVA FRANCESA
Ministro Carlos Lupi apresenta as experiências de sucesso do Brasil na gestão da pasta Trabalho e Emprego
Brasília, 04/03/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu na noite desta terça-feira (03) a delegação representativa de agências públicas de emprego da França. O encontro dos representantes dos dois países serviu para abrir oportunidades e fortalecer a troca de experiência na área de emprego e renda.
"Estou muito satisfeita com os mecanismos utilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Algumas políticas aplicadas aqui são similares às nossas. Outras nos servirão de exemplo, como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados", disse Anne Catherine Belier, representante da Pôle Emploi. A Pôle Emploi é a agência pública de emprego, similar ao Sistema Nacional de Empregos (Sine) do Brasil.
Diferente do Brasil, no entanto, o sistema francês trabalha de forma personalizada, ou seja, cada atendente é responsável por um determinado número de trabalhadores e tem por meta inserir essas pessoas no mercado de trabalho.
Outra inovação trazida pela comitiva e que foi bem recebida pelo ministro Lupi, refere-se a de Demissão Responsável - a qual é adotada por grande parte da Europa. Por meio desse mecanismo a empresa que for demitir por razões econômicas deve antes conversar com o sindicato. Caso não consiga solucionar o problema que a aflige, ela é responsável por criar células, nas quais os trabalhadores são requalificados para outra ocupação e reinseridos no mercado de trabalho.
"Esse mecanismo é impressionante e nos serve de exemplo, ainda mais neste momento de crise", afirmou o ministro Carlos Lupi.
Brasil como exemplo - Uma das ações do Ministério do Trabalho e Emprego que chamou a atenção da delegação francesa foi o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Por se tratar de dados concretos (e não de estatística), a comitiva avaliou como fundamental as informações coletadas para se ter um parâmetro real da empregabilidade do país.
A Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Sistema de Acompanhamento da Execução do Programa de Geração de Emprego e Renda (Saep) e o Sistema de Gestão das Ações de Emprego (Sigae) também foram bem avaliados pela comitiva, que segue nos próximos dias para visita de postos do Sine em São Paulo e em Salvador.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br