Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Brasil e Moçambique estudam protocolo bilateral para área trabalhista

Intenção do ministro interino, André Figueiredo, é que até fevereiro do próximo ano o MTE consiga enviar missão ao país para averiguar prioridades em cursos de qualificação

Foto: Monyke Castilho

a

AUDIÊNCIA 

O ministro do Trabalho e Emprego interino, André Figueiredo, recebe visita da ministra do Trabalho de Moçambique, Maria Helena Taipo

 

Brasília, 09/12/2008 - Estreitar laços com o Brasil e promover intercâmbio na área trabalhista. Este foi o objetivo da audiência que aconteceu esta terça-feira (09), em Brasília, entre o ministro interino do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, e a comitiva liderada pela ministra do Trabalho de Moçambique, Maria Helena Taipo.

Com o intuito de conhecer os programas e políticas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro, a ministra se mostrou otimista com a possibilidade de desenvolver em Moçambique programas de qualificação profissional similares aos do MTE. E ressaltou que a preferência seria pelos cursos direcionados às áreas de mecânica, alimentação e elétrica. Solicitações que foram bem recebidas pelo ministro interino, que inclusive já visualiza uma missão para o país em fevereiro de 2009.

"Nós temos todo o interesse nesta bilateralidade, principalmente pelo fato de Moçambique integrar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Iremos preparar o material sobre os programas do MTE e planejaremos a missão que irá ao país no próximo ano. Com isso, esperamos que o ministro Lupi possa assinar um protocolo de cooperação durante a próxima reunião da CPLP", disse André Figueiredo.

CPLP -  Criada em 17 de julho de 1996, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa conta com oito países membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Seu principal objetivo é unir os países ligados pela língua em uma promoção de projetos que difundam o idioma internacionalmente, bem como possibilitar a cooperação em diversas áreas - como educação, saúde, administração pública, desporto - entre os países membros.

Vale destacar que a iniciativa da reforma ortográfica - que entra em vigor em 2009 no Brasil - foi apresentada pela CPLP. 

Moçambique - Localizado na costa oriental da África Austral, esta antiga colônia portuguesa conquistou sua indepêndencia apenas em 1975. Com 799.390 km2 (13.000 km2 de águas interiores), a capital do país se localiza na Cidade Maputo.
 Dentre as religiões praticadas destacam-se a tradicional africana; cristã (católica e protestante), islâmica e a hindu.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas