Assinatura do protocolo de intenções objetiva estreitar as relações entre os países em questões voltadas ao mercado de trabalho
Foto: Divulgação
Ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Carlos Lupi,
e o Ministro do Desenvolvimento e Trabalho do Panamá,
Edwin Salamín, durante a assinatura do protocolo de
intenções entre os dois países
Panamá, 25/04/2008 - Brasil e Panamá tornam-se parceiros em questões voltadas à segurança do trabalho nas atividades marítimas e da construção civil. Esse é o resultado da reunião entre o Ministro do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil, Carlos Lupi, com o Ministro do Desenvolvimento e Trabalho do Panamá, Edwin Salamín, realizada nesta sexta-feira (25), na cidade do Panamá.
Um protocolo de intenções assinado pelos ministros irá estreitar as relações entre os dois países em questões voltadas ao mercado de trabalho. Ao assinar o documento, Lupi ressaltou a importância da troca de experiência entre os países, citando o Canal do Panamá como um bom exemplo de tecnologia do Panamá no setor marítimo.
"Esta é uma das maiores obras de engenharia já criada pelo homem. São muitos trabalhadores, o que fez com que o Panamá desenvolvesse grandes projetos na segurança do trabalho", completa o ministro.
Segundo Lupi, a parceria também vai englobar a tradução para o espanhol dos estudos realizados pela Fundação Jorge Duprat de Figueiredo (Fundacentro), órgão de pesquisa vinculado ao MTE, para acrescentar ainda mais conhecimento ao trabalho do Panamá.
Depois da assinatura do protocolo, Lupi e Salamín visitaram o Canal do Panamá, onde foi apresentada uma explicação de seu funcionamento.
Depois da visita oficial, Lupi se reuniu com representantes da Central dos Trabalhadores do Panamá (Conato) e conheceu a realidade dos trabalhadores do país, que hoje registra um pouco mais de 3 milhões de habitantes.
Encerrando a agenda no Panamá, o ministro brasileiro participou ainda de uma reunião com empresários panamenhos, onde palestrou sobre as ações do Ministério do Trabalho brasileiro e suas relações entre o capital e o trabalho. Em seu discurso, ressaltou o recorde na geração de empregos no primeiro trimestre de 2008 no país: mais de 500 mil novas vagas.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br