Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Brasil é sede da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil

Evento acontece entre os dias 8 e 10 de outubro e reúne mais de 1,2 mil representações mundiais em Brasília

Brasília, 07/10/2013 – O Brasil será sede da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil, a partir desta terça-feira (8), no Hotel Brasília Royal Tulip Alvorada, em Brasília. Presidida e organizada pelo governo brasileiro, o evento conta com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
 
Estima-se que até 1,2 mil representantes de governos, sociedade civil, empregados e trabalhadores de todo o mundo participem dos três dias de evento. O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participará da cerimônia de abertura, às 10h, com a presença da presidenta da República Dilma Rousseff, dos ministros de governo, do diretor geral da OIT, Guy Ryder e de mais de 40 ministros de Estado de outros países.
 
A Conferência, que vai até quinta-feira (10), tratará de temas como trabalho infantil urbano e na agricultura, além de apontar casos de violação de direitos de crianças e adolescentes. Os impactos da migração do trabalho infantil e as condições em ambientes domésticos também serão abordados.
 
Durante o encontro, serão apontados modelos de educação e escolas, as estatísticas nacionais sobre trabalho infantil e o papel do sistema judicial no combate. O encontro tem caráter consultivo, o que amplia a possibilidade de debates abertos. O evento será transmitido ao vivo na Plataforma virtual “Diálogos sobre o Trabalho Infantil” (www.childlabourdialogues.org<http://www.childlabourdialogues.org/>).
 
Dados – O último relatório da OIT aponta 168 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil. A Conferência servirá para um balanço global dos progressos alcançados no âmbito da Convenção 182 da OIT, que trata das piores formas de trabalho infantil e do Roteiro para a Eliminação das Piores Formas de Trabalho Infantil até 2016, definido na Conferência de Haia em 2010.
 
Referência – O Brasil é considerado referência no combate ao trabalho infantil, com ações de políticas públicas e o apoio da sociedade civil. Isso possibilitou uma redução de 57% no número de crianças e adolescentes entre 5 anos e 17 anos em situação de trabalho infantil, entre 1992 e 2011. Como reconhecimento, o país é sede da III Conferência Global sobre Trabalho Infantil.
 
Esta é a primeira vez que um país de fora da Europa recebe a Conferência. O Brasil foi indicado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Trabalho da Holanda, Piet Hein Donner, no encerramento da II Conferência sobre o tema, realizada em Haia, na Holanda, em 2010.
A Comissão Organizadora Nacional, responsável pela organização e realização da conferência, é formada pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Trabalho e Emprego e das Relações Exteriores.
 
Assessoria de Comunicação Social
(61) 2031-6537/2430 – acs@mte.gov.br<mailto:acs@mte.gov.br>
 

 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas