'É o reconhecimento de que o Brasil tornou-se uma referência no combate ao trabalho infantil', comentou o ministro Carlos Lupi
Genebra, 16/06/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinou nesta terça-feira (15) uma declaração conjunta com representantes do Estados Unidos e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que prevê um programa trilateral de cooperação para erradicar o trabalho infantil no Haiti.
"Este é o primeiro acordo trilateral desse gênero assinado pela OIT, e um reconhecimento de que o Brasil tornou-se uma referência no combate ao trabalho infantil", avaliou Lupi, que está na Suíça participando da conferência anual da entidade, que reúne ministros de 186 países.
O programa de cooperação será desenvolvido a partir das experiências dos países e da OIT nas atividades de prevenção do trabalho infantil perigoso e no combate ao tráfico de crianças. Uma grande preocupação das autoridades haitianas é evitar acidentes no setor de construção civil, especialmente na reconstrução das áreas afetadas pelo terremoto de janeiro deste ano. O acordo aborda ainda a necessidade de capacitação rápida de trabalhadores adultos e aponta como prioridade a recuperação de escolas.
A cerimônia também marcou o lançamento de outros três projetos de cooperação entre o Governo brasileiro e a OIT destinados a auxiliar países em desenvolvimento - a chamada "cooperação Sul-Sul" -, nas seguintes áreas: previdência social (Timor Leste); Combate ao Trabalho Análogo a Escravo e criação de empregos "verdes" (Timor Leste, países africanos e latino-americanos); e Diálogo Social e fortalecimento das organizações dos trabalhadores (países africanos).
Bilateral - À tarde, Lupi participou de uma reunião com ministro do Trabalho da África do Sul, Membathisi Mdladlana, para tratar do termo final de cooperação a ser assinado entre os dois ministérios. A parceria terá como pontos principais a troca de experiência dos ministérios nas áreas de políticas de geração de empregos e combate ao trabalho infantil. O ministro africano também pediu o apoio do Brasil à candidatura de seu país para a presidência do Conselho de Administração da OIT, atualmente exercida pelo Brasil.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br