Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Brasil supera meta recorde de geração de empregos  Notícia em formato Áudio.

Quinze milhões de brasileiros conquistaram empregos com direitos trabalhistas reconhecidos ao longo dos últimos oito anos; 2,5 milhões só em 2010. Número nunca antes alcançado na história do Brasil mostra pujança do mercado de trabalho

 

Foto: Renato Alves

Lupi apresentou dado recorde do Caged, cumprindo meta anunciada no início do ano

Lupi apresentou dado recorde do Caged, cumprindo meta anunciada no início do ano

 

Brasília, 16/12/2010 - Dois milhões, quinhentos e quarenta e quatro mil, quatrocentos e cinqüenta e sete. O expressivo número é o registro de trabalhadores que conquistaram empregos com carteira assinada somente este ano no Brasil. Em novembro foram gerados 138.247 novos empregos, crescimento de 0,39% do número de trabalhadores celetistas no Brasil, que chega a 35.545.476. A marca anual alcançada em novembro é inédita para toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), superando em 21% o recorde anterior para o mesmo período, ocorrido em 2008, quando foram registrados 2.107.150 novos postos de trabalho.


"O resultado é recorde histórico absoluto e marca o alcance da meta traçada no início do ano pelo ministro do trabalho, Carlos Lupi. "O Brasil é o maior gerador de empregos formais em 2010 entre os países do G-20; e um dos dois países do mundo onde o salário médio cresceu acima da média. O ano de 2011 será positivo, com previsão de geração de 3 milhões de novos empregos no Brasil. Os setores de Comércio, Serviços e Construção Civil seguirão fortes, por conta dos projetos de crescimento do país desenvolvidos pelo governo, como o PAC e o Minha Casa, Minha Vida; e ainda com todos os preparativos para os grandes eventos que acontecerão nos próximos anos, entre eles a Copa do Mundo e as Olimpíadas", comentou Lupi.

Clique aqui para conferir os dados completos do Caged de novembro.

Setor - Os números da empregabilidade no Brasil em 2010 são resultado da expansão generalizada de empregos nos 25 subsetores de atividade econômica, com 17 deles apresentando saldos recordes e cinco o segundo melhor desempenho da história. O resultado beneficiou também todas as regiões do país, com quatro delas revelando aumentos recordes de empregos e uma registrando a segunda maior geração de postos de trabalho no ano.

Os dados por setor para o mês de novembro mostram que três dos oito setores evidenciaram saldos recordes e um deles o segundo lugar para o mês. Os destaques em termos absolutos ficam com Comércio (131.336) e Serviços (79.173). Segundo análise técnica, o vigor do Comércio em novembro está associado à elevação do consumo do fim de ano, que se refletiu no bom comportamento do emprego no Comércio Varejista (119.810), resultado recorde na série do Caged, e no Comércio Atacadista (11.526), segundo melhor desempenho para todos os meses do Caged, menor apenas que o verificado em novembro de 2009 (11.867).

"O Brasil está voltando ao padrão normal de geração de empregos. Vamos começar 2011 dentro da média histórica de geração de empregos. Não creio numa possível queda na indústria, porque o governo tem instrumentos para contornar estas ocasiões, como ocorreu durante a crise, com a redução do IPI", analisou o ministro. E completou: "Não acho que a desvalorização do dólar provoque crescimento menor do emprego, porém, com mais importados no mercado, principalmente no fim de ano, quando há compras de alimentos natalinos, as pessoas tendem a procurar estes produtos. Por isso, digo a todos que comprem produtos nacionais, que são de boa qualidade e ajudam a aquecer o mercado interno".

Estados - Vinte e três estados registraram crescimento no nível de emprego. Os destaques são Rio de Janeiro, com 31.965, maior saldo da série histórica do Caged; Rio Grande do Sul, com 21.729, segundo melhor resultado para o mês; e Santa Catarina, com 12.761, Minas Gerais, 12.093, segundo melhor saldo para o período.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br

 






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas