Brizola Neto abre fórum de aprendizagem
Ministro participa de evento que debate inserção e qualificação de jovens no mercado de trabalho
Brasilia, 22/11/2012 – O ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, participou na manhã desta quinta-feira (22), em Brasília, da abertura da segunda reunião extraordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional (FNAP). O encontro, que acontece no auditório do MTE, tem como objetivo discutir e articular questões vinculadas à aprendizagem profissional.
Para o ministro, a aprendizagem é um dos instrumentos mais eficazes de inserção e qualificação dos jovens no mercado de trabalho, em que a Lei da Aprendizagem tem o papel fundamental para trazer os jovens infratores para a ressocialização. “O Ministério do Trabalho e Emprego está debruçado no instrumento da aprendizagem; temos a convicção de que é possível tornar a inserção do jovem mais abrangente. O Estado tem que ter o compromisso com a qualificação dos jovens, adolescentes, com o desenvolvimento do país e também com a proteção dos jovens e trabalhadores. Por isso é importante prestigiar esse Fórum”, afirmou.
A Procuradora Regional do Trabalho, Mariane Josviak, destacou as oportunidades proporcionadas pela capacitação profissional aos jovens de baixa renda. “Muitos deles conseguem ficar no mercado de trabalho e a aprendizagem faz com tenham, além de perspectivas, esperança. A Lei está sendo exportada para países abaixo da linha do Equador”, disse.
A abertura do Fórum foi marcada pelo depoimento de um jovem que já passou pela aprendizagem profissional. Carlos Vinicius contou sua experiência ao ter sido preparado para uma profissão e, também, por estar engajado com os direitos das crianças e adolescentes. “No centro de aprendizagem tive uma oportunidade única, que foi participar de um grupo de liderança, o que me possibilitou entender o que é o direito do adolescente. Comecei a perceber o que era a aprendizagem na minha vida. Foi a partir dela que hoje sou ingresso no que diz respeito aos direitos humanos”, disse Carlos Vinicius.
O FNAP – O Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional cumpre papel estratégico na condição das políticas voltadas para o tema da aprendizagem. O FNAP é coordenado pelo MTE, com a composição de membros representantes do Ministério da Educação, Ministério Público do Trabalho, Secretaria Nacional de Juventude, Centrais Sindicais, Confederações, Conselhos, Serviços Nacionais de Aprendizagem e demais instituições formadoras, além do apoio da sociedade civil.