Em evento da UFRJ, ministro assina convênio para beneficiar 500 trabalhadores que vivem da coleta de materiais recicláveis
Brasília, 30/11/2012 – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Brizola Neto, abrirá na segunda-feira (3), às 11h, o seminário Economia Solidária e Redes de Cooperação: Estratégias para Inclusão Produtiva e Sustentável dos Empreendimentos de Catadores de Materiais Recicláveis do Rio de Janeiro. O evento, que será promovido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), prevê a assinatura de convênio que beneficiará 500 catadores da Região Metropolitana do Rio.
O seminário será realizado na prefeitura da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. O ministro Brizola Neto falará sobre a atuação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), promove as políticas públicas que buscam incluir e integrar à economia os catadores de materiais recicláveis, garantindo a eles condições de uma vida digna. À tarde, a chefe de gabinete da Senaes, Daniela Metello, discutirá os desafios da inclusão produtiva desses trabalhadores e da sustentabilidade relacionada à atividade.
Convênio – O convênio a ser assinado entre o MTE e a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), da UFRJ, visa promover a inclusão produtiva de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, organizando-os em cooperativas sustentáveis e de autogestão. A meta do Ministério e da UFRJ é contribuir para o resgate dos trabalhadores da condição de extrema pobreza e risco social, além de promover a proteção ambiental a partir da destinação correta dos resíduos recolhidos em lixões e espaços públicos.
O convênio vai beneficiar, sobretudo, os catadores de materiais recicláveis dos municípios de Nilópolis, Rio de Janeiro e São João de Meriti.
Assessoria de Comunicação Social MTE
(061) 2031-6537 – acs@mte.gov.br