O ministro reafirmou o compromisso de corresponder aos grandes desafios da pasta; falou das relações trabalhistas e destacou o bom momento econômico vivido pelo país.
Brasilia, 03/05/2012 – Aos 33 anos, Brizola Neto tomou posse nesta quinta-feira (3) como novo ministro do Trabalho e Emprego. Em seu discurso, o mais jovem integrante do governo Dilma Rousseff mencionou o compromisso de corresponder aos grandes desafios da pasta; falou das relações trabalhistas e destacou o bom momento econômico vivido pelo país.
“O Brasil, senhora presidenta, pelas suas mãos - como antes pelas mãos de Lula – vive um momento luminoso de sua história. Não temos apenas o ciclo de progresso econômico, mas experimentamos um avanço social que incorporou mais de 40 milhões de brasileiros à vida moderna, onde a conquista do consumo, de níveis básico de conforto e, sobretudo, do desejo de continuar progredindo torna o nosso país uma nação num momento muito especial”, disse, destacando conquistas como elevação da renda e consumo.
“Por isso, mais do que a honra desse convite, o que preenche meu coração e meus pensamentos neste instante, é o dever de corresponder aos grandes desafios”, afirmou o ministro.
Brizola Neto não esqueceu de mencionar Leonel Brizola, o qual se referiu como “querido avô”. “O sobrenome que possuo, integra a linhagem de brasileiros ilustres que se inicia com Vargas, prossegue com João Goulart e flui para figura querida e saudosa de meu avô Leonel Brizola, este sobrenome está – e não pela minha humilde presença - indissoluvelmente ligado a essa trajetória que agora se redesenha com Luiz Inácio Lula da Silva e hoje com Dilma Rousseff”, destacou.
A presidenta Dilma Rousseff reiterou a necessidade de se ter um país estável e que possa crescer pelo caminho da educação e da capacitação do trabalhador. “A qualidade da formação dos trabalhadores é a nossa missão. É assim, muito significativa, a circunstância que traz ao cargo de ministro um jovem que representa, inclusive, no sobrenome Brizola, uma história de mais de meio século de lutas sociais, de defesa do interesse nacional e de conquistas de direitos por parte dos trabalhadores brasileiros. Não bastasse levar o sobrenome Brizola, o novo ministro do Trabalho carrega consigo a história do seu tio-avô João Goulart, ex-presidente da República. Seja muito bem-vindo ao meu governo, Brizola Neto!”, disse a presidenta.
Dilma Rousseff também agradeceu a colaboração do ministro Paulo Roberto dos Santos Pinto e a contribuição do ministro Carlos Roberto Lupi na condução do Ministério do Trabalho e Emprego.
(61) 3317-6537 – acs@mte.gov.br