Para ministro, o fim da greve permitirá a retomada de uma obra que é vital para o Nordeste e para o país
Brasília, 22/11/2012 - Logo que foi comunicado do acordo firmado entre os sindicatos de trabalhadores e das construtoras responsáveis pelas obras do complexo de Suape, em Pernambuco, o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, disse que prevaleceu o bom senso. Segundo ele, o fim da greve permitirá a retomada de uma obra que é vital para o Nordeste e para o país.
“A expectativa do Ministério é de que as empresas e os trabalhadores consigam um acordo que revertam as demissões ocorridas. Tenho certeza de que isso vai acontecer agora que o ânimos estão serenados”, declarou. Nas últimas duas semanas, o ministro acompanhou de perto todas as negociações que envolviam milhares de trabalhadores do Complexo Industrial Portuário de Suape, estando presente em reuniões em São Paulo e em Recife.
Na manhã desta quinta-feira (22), foi firmado na Superintendência do Trabalho e Emprego de Pernambuco o compromisso entre o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção, Estrada, Pavimentação e Obras Terraplanagem em Geral no Estado de Pernambuco (Sintepav-PE) e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), que colocou fim à greve iniciada em outubro e evitou uma longa discussão judicial.
Entre os itens que fazem parte do acordo, ficou estabelecido que os pisos salariais propostos serão retroativos a 1º de outubro de 2012; que a compensação dos dias parados ocorrerão nos dias de folgas de pagamento ou aos sábado, sendo um dia compensado por um dia trabalhado; e que não haverá perdas quanto ao pagamento das cestas básicas referentes aos dias de paralisação.
Assessoria de Comunicação Social MTE
(61) 2031.6537/2430 acs@mte.gov.br