Brasília, 18/12/2007 - A fim de traçar um panorama da educação profissionalizante e das várias experiências existentes no país, a Câmara dos Deputados lançou nesta terça-feira (18), em Brasília, o "IV Caderno de Altos Estudos sobre Capacitação Tecnológica da População". A publicação - de cerca de 300 páginas - apresenta um diagnóstico da educação profissional no Brasil, e uma análise da política pública de trabalho e emprego no segmento. O estudo também buscou identificar um modelo de educação capaz de promover, efetivamente, a inclusão social, gerando renda, de acordo com as características socioeconômicas de cada região.
O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, André Figueiredo, esteve presente no evento. Para o secretário, a qualificação profissional na área de tecnologia pode se tornar uma poderosa ferramenta para promover a inclusão social. "Concebemos a qualificação como direito que deve corresponder como políticas públicas vigorosas e permanentes. Portanto, devemos pensar enquanto política de estudo, para além da ação de um determinado governo", relatou.
O caderno sobre capacitação tecnológica também reúne trabalhos de especialistas - como o do diretor do Departamento de Qualificação do MTE, Almerico Lima - apresentados no seminário "Desenvolvimento com inclusão social: capacitação tecnológica da população", realizado em 2005. Na ocasião, Lima apresentou a palestra "Ministério do Trabalho e Emprego e a capacitação tecnológica".
Participaram do lançamento do IV Caderno de Altos Estudos sobre Capacitação Tecnológica da População o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia; o presidente do Conselho de Altos Estudos, deputado Inocêncio Oliveira; além dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende e do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que cumpre agenda no Rio de Janeiro, foi representado por André Figueiredo.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6203/3317-6540 - acs@mte.gov.br