Campanha incentiva coleta de resíduos eletroeletrônicos
Brasília, 28/05/2014 - A Subsecretaria de Planejamento Orçamento e Administração do MTE, em parceria com diversos órgãos públicos, lançou esta semana a campanha “Eletro coletivo – nem tudo é lixo”. O objetivo da campanha é evitar o descarte indevido desse tipo de material no meio ambiente, possibilitando sua reutilização e a preservação dos diversos recursos naturais.
A campanha ocorrerá durante a Semana do Meio Ambiente, no período de 4 a 6 junho, com a disposição de coletores para os seguintes materiais: computador, periférico, MP3 player, calculadora, agenda eletrônica, câmera fotográfica, televisor, CD, DVD, HD’s internos e externos, vídeo-cassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno microondas, secador de cabelo, prancha de cabelo, telefone, celular, bateria, pilha e cabo de força.
O material recolhido será encaminhado para a Organização da Sociedade de Interesse Público (OSCIP), Programando o Futuro, uma estação de metarreciclagem, que atua na coleta, triagem e recuperação de computadores obsoletos, para que possam ser doados a iniciativas de inclusão digital, sendo também um espaço de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio de oficinas temáticas de formação técnica.
Os computadores recuperados são doados para instituições que atuam na inclusão digital, como escolas, bibliotecas publicas e telecentros. O material que não pode ser reaproveitado é separado em componentes e encaminhado para destinação em ambiente adequado.
Participam da campanha os ministérios do Meio Ambiente, Minas e Energia, Turismo, Trabalho e Emprego, além da 11ª Região Militar do Exército, o Serviço Florestal Brasileiro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional de Águas (ANA) e a Secretaria Geral da Presidência da República.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537 / acs@mte.gov.br <mailto:acs@mte.gov.br>