Projeto vai beneficiar 10 cidades cearenses de baixo desenvolvimento humano municipal. São parceiros da Senaes nesta empreitada o Instituto Palmas, o governo do Ceará e o Banco Popular do Brasil
Brasília, 28/05/2008 - A fim de gerar trabalho e renda por meio da economia solidária, que tem se consolidado como uma importante alternativa para a inclusão de trabalhadores no mercado e alavancar projetos de microempreendedores, o projeto Bancos Comunitários no Ceará inicia, entre os dias 28 e 31, uma caravana para inaugurar mais 10 instituições em municípios cearenses de baixo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano - Municipal). Serão beneficiadas as cidades de Palhano, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Madalena, Ibaretama, Ocara, Choró, Caridade, Irauçuba e Itarema.
O projeto, iniciado em janeiro deste ano, é fruto da parceria entre a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com o Instituto Palmas e o governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e o Banco Popular do Brasil.
Depois de implementados, estes bancos terão como objetivos garantir serviços financeiros à população do Ceará, numa perspectiva de geração de trabalho e renda, de acordo com os princípios da economia solidária; a ampliação das parcerias para apoiar os trabalhadores beneficiados pelos bancos comunitários, no que diz respeito à capacitação profissional, e melhoria tecnológica da produção e estratégias de comercialização de seus produtos.
Os bancos comunitários são criados pela própria comunidade, que se torna gestora e proprietária dos mesmos. Contam com a participação das prefeituras locais e dos movimentos sociais existentes na comunidade, que oferecem estrutura básica para a implantação do banco, criando instrumentos de incentivo ao consumo local.
Ao serem formadas, estas pequenas instituições atuam com duas linhas de crédito, sendo uma delas em real e a outra em moeda social circulante. Estas linhas de financiamento estimulam a criação de uma rede local de produção e consumo, promovendo o desenvolvimento do território.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br