Segundo o ministro, a capacidade dos nordestinos de transpor obstáculos deve ser uma inspiração para todos os brasileiros
Foto: Divulgação
Cidadão Fortaleza - CE
Brasília, 13/02/2009 - A Câmara Municipal de Fortaleza (CE) concedeu nesta quinta-feira (12) o título de cidadão fortalezense ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Em seu discurso de saudação ao homenageado, o vereador Iraguassú Teixeira, que propôs a medida em conjunto com o ex-vereador Márcio Lopes, ressaltou o empenho do ministro em promover a qualificação profissional como eixo da política de emprego no país.
"Esse título é uma forma de reconhecer o incansável trabalho do ministro para estimular a geração de empregos e a cidadania através da educação, honrando o legado de seu líder político, Leonel Brizola", afirmou Teixeira. O vereador também ressaltou a identidade de Carlos Lupi com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o único partido de sua vida.
Além de citar o aprendizado político com Leonel Brizola, o ministro também lembrou sua origem humilde, citando a história de sua avó materna, uma retirante nordestina que se viu obrigada a migrar para o Rio de Janeiro. "A força de vontade do nordestino, a sua incrível capacidade de transpor qualquer obstáculo deve ser uma inspiração para todos os brasileiros", disse.
Lupi elogiou a modernização da rede hoteleira da capital cearense e afirmou que a cidade tem tudo para se tornar um dos maiores polos turísticos do país. "O nível de atendimento que a rede hoteleira de Fortaleza conseguiu atingir é espetacular. Os hotéis daqui não devem em nada aos melhores hotéis do mundo".
Crise - Em um balanço dos sete anos do Governo Lula, o ministro destacou que o país gerou mais de 10 milhões de empregos formais, e reafirmou que a economia brasileira já dá sinais de que vai superar a crise financeira mundial.
"Nossos bancos atravessaram o pior momento da crise sem sofrer nenhum abalo, e o país ganhou nos últimos sete anos um mercado interno mais forte", avaliou. "Medidas como o aumento do salário mínimo e o aumento do seguro-desemprego vão ter um impacto direto na economia e o emprego voltará a crescer em março", disse.
Natural de Campinas (SP), Lupi vive desde os três anos de idade no Rio de Janeiro. Ex-jornaleiro, é formado em Administração e casado com a jornalista Ângela Rocha, com quem tem três filhos.