Em evento na Finatec/UnB, catadores avaliam tecnologias de gestão e de tratamento de resíduos sólidos urbanos
Brasília, 22/08/2014 – O secretario Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paul Singer, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participaram na quarta-feira (20), da abertura do Encontro Nacional Conhecimento e Tecnologia: Inclusão Socioeconômica de Catadores de Materiais Recicláveis, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O encontro vai até esta sexta-feira (22), na Finatec/UnB, e tem como objetivo debater tecnologias de gestão e de tratamento de resíduos sólidos urbanos que operam com a inclusão de catadores de materiais recicláveis, promovendo uma integração do campo científico e tecnológico com as experiências desenvolvidas por organizações de catadores.
Para Singer, que representou o ministro Manoel Dias no evento, os catadores são a parte mais criativa da sociedade brasileira, pois reciclam o que é jogado fora. O secretário salientou a importância de eventos dessa natureza, em que ocorre a troca de conhecimentos e de experiências, destacando a necessidade do intercambio entre países.
“Precisamos internacionalizar o movimento. Temos recicladores no Brasil, Colômbia, Argentina, Europa e na África, temos muito a ensinar e muito a aprender. Somos diferentes, os princípios [da reciclagem são os mesmos, mas as formas de praticar são diferentes. Juntos, com confiança e coragem, podemos construir um modelo melhor e mais humano, se pensarmos juntos”, concluiu Singer.
Gilberto Carvalho destacou no evento a importância da reflexão acerca do modelo de economia em que as pessoas estão sendo inseridas e que a economia solidária é uma modelo para uma nova sociedade com solidariedade e fraternidade. O ministro lembrou aos catadores para que ousem no encontro e que “recebam o impulso que a universidade está promovendo na área tecnológica, que recebam esse novo saber”.
O evento conta com painéis de debates, sessões temáticas, apresentação de artigos acadêmicos, relatos de experiências, artefatos ou equipamentos de processamento relacionados à reciclagem de resíduos sólidos e de produtos resultante de reciclagem ou reaproveitamento de material reciclado.
Na ocasião, estão sendo apresentados mais de 150 trabalhos, de autoria de professores, estudantes, técnicos, gestores públicos e catadores, relacionados à inclusão socioeconômica de catadores de materiais recicláveis. Acesse o link para conferir a programação completa (http://www.secretariageral.gov.br/noticias/2014/agosto/13-08-2014-encontro-nacional-conhecimento-e-tecnologia-inclusao-socioeconomica-de-catadores-de-materiais-reciclaveis/programacao-preliminar.pdf)