Indústria de Transformação lidera expansão com 12.867 vagas entre janeiro e outubro, seguida pelo setor de serviços (10.418 postos)
Fortaleza, 27/11/2007 - O Ceará vem registrando este ano um crescimento recorde dos empregos com carteira assinada. Entre os meses de janeiro e outubro, o estado teve uma expansão de 34.873 vagas - a maior para este período desde que o mercado formal passou a ser monitorado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
O melhor resultado anterior havia sido alcançado em 2006, quando o estado apresentou um saldo de 31.275 vagas. O número é o resultado da diferença entre os empregados admitidos e demitidos em cada setor de atividade econômica. Somente no mês de outubro, houve uma ampliação de 6.755 postos - melhor saldo já obtido neste mês.
A Indústria de Transformação lidera a geração de empregos no estado, com a expansão de 12.867 vagas no período, acompanhada pelo setor de serviços (10.418 postos) e o Comércio (6.113 vagas).
"Os estados do Nordeste vêm tendo um crescimento superior acima da média do crescimento da economia", destacou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que prevê para este ano um novo recorde de 1,6 milhão de vagas no país. "A Indústria e o Comércio estão aquecidos, e as vendas de Natal prometem ser as maiores da história".
O Caged registra mensalmente todas as contratações e demissões regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Não fazem parte da estatística servidores públicos, autônomos e empregados domésticos.
Assessoria de Imprensa da DRT/CE