Objetivo do encontro foi apresentar propostas para minorar os efeitos da crise econômica mundial na geração de empregos
Foto: Renato Alves
AUDIÊNCIA
Ministro Carlos Lupi durante reuniao com centrais
sindicais
Brasília, 19/11/2008 - Os representantes das centrais sindicais estiveram hoje em Brasília para entregar ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, documento com propostas para amenizar os efeitos da crise econômica mundial no Brasil, principalmente no que se refere ao mercado de trabalho. Dentre os 18 tópicos oferecidos pelas centrais participantes - Força Sindical, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), União Geral de Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical de Trabalhadores - o ministro Lupi se comprometeu a apoiar os cinco diretamente relacionados à Pasta.
Um dos itens do documento sugere que para todo e qualquer recurso público utilizado para ampliar a liquidez do sistema bancário e de crédito, os beneficiados se comprometam a utilizar os recursos em contrapartidas sociais, principalmente na manutenção de empregos existentes. Outra questão pedida pelas centrais foi o aumento do número de parcelas do seguro-desemprego, além da ampliação do benefício aos trabalhadores rurais contratados na modalidade do 'Plano Safra'.
"Nós já fizemos isso em alguns casos excepcionais, como no seguro defeso pago aos pescadores artesanais, e, se decidido autonomamente pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), poderemos fazê-lo de novo", lembrou Carlos Lupi, comprometendo-se a avaliar todos os pontos apresentados no documento.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br