Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Centro de Atendimento ao Trabalhador é inaugurado em São Paulo

Expectativa é atender 750 trabalhadores por dia. Público terá acesso a serviços intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego e qualificação profissional

Brasília, 18/05/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou nesta terça-feira, em São Paulo, da inauguração oficial do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT) - Unidade Cardeal Dom Claudio Hummes. O homenageado, que hoje atua como prefeito da Congregação para o Clero na Cúria Romana, no Vaticano, nomeado pelo Papa Bento XVI, participou da cerimônia.

A parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o CEAT para implementação do Convênio Plurianual Único (CPU) permitirá atendimento ao trabalhador quanto à intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro-desemprego e qualificação profissional. A partir de junho, o trabalhador que se dirigir a esta unidade também poderá emitir sua Carteira de Profissional de Trabalho (CPT).

"Este é mais um importante espaço que o Ministério do Trabalho inaugura em parceria com a Igreja Católica, e funcionará aqui, no coração de São Paulo, onde os trabalhadores têm acesso fácil. E neste espaço, a partir de julho, serão emitidas carteiras de trabalho informatizadas", comentou Lupi.

Com 18 guichês para atendimento, a unidade - a décima segunda na cidade de São Paulo - está localizada na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e espera atender cerca de 750 trabalhadores por dia.

Além de Dom Cláudio Hummes, participaram da cerimônia o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer; e pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

Convênio Plurianual Único - A Resolução do Codefat nº 466, de 21 de dezembro de 2005 estabeleceu - a partir de 2006 - o Convênio Plurianual Único (CPU) como instrumento de integração e operacionalização das funções e ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda (SPETR), celebrado com estados, capitais e municípios com mais de 300 mil habitantes.

O CPU contempla, além dos 26 estados e o Distrito Federal, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Osasco, Guarulhos, Diadema, Santo André, Salvador, Manaus, Belém, Campo Grande, Fortaleza e Porto Alegre.

Novos convênios estão para ser firmados, ainda este ano, com os municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, todos do Espírito Santo; Contagem (MG); Cuiabá (MT); Campina Grande e João

Ações - Os recursos repassados para o CPU são utilizados pelos estados e municípios em despesas de investimento e custeio da rede de atendimento do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda. Estas unidades são responsáveis, sob a supervisão do MTE, pela execução integrada de ações para inserir o trabalhador no mercado de trabalho.

Uma destas ações, por exemplo, refere-se à captação das vagas junto aos empregadores. Caso o trabalhador procure uma unidade do Sine em busca do seguro-desemprego, antes da habilitação das parcelas, é feita uma pesquisa para verificação de oportunidades de emprego visando sua reinserção no mercado de trabalho. Já os recursos referentes à qualificação são utilizados na formação profissional para que o trabalhador tenha condições de voltar ao mercado de trabalho ou conseguir uma oportunidade melhor de emprego.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas