Durante fórum, secretário-executivo do MTE, André Figueiredo, apoia criação de fundo de extensão para a área de Tecnologia
Brasília, 07/07/2009 - O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), André Figueredo, participou nesta terça-feira (7) do Fórum Extensão Tecnológica dos Institutos Federais, na Câmara dos Deputados. Nesse Fórum foram debatidos temas como a importância da inclusão digital, o aumento de oportunidade de geração de renda via qualificação para o trabalho e o financiamento público de ações voltadas para a popularização do acesso à formação tecnológica.
No evento foi exposto que o Brasil possui 85 milhões de analfabetos funcionais. Por isso a preocupação de ampliar o acesso da população à educação. A meta é que até 2010, sejam construídos centros tecnológicos em 354 municípios.
André Figueredo destacou as ações do MTE em favor da formação e qualificação profissionalizante. "Hoje nós vamos estar presentes em 354 municípios através dos institutos federais, e podemos utilizar isso no âmbito do nosso Plano Nacional de Qualificação. Só em 2009 foram 270 mil alunos qualificados pelos Planseqs e Planteqs. Foram qualificados também 188 mil jovens, de 18 a 29 anos, que participaram do Projovem Trabalhador. Teremos em torno de 500 mil estudantes formados ao fim deste ano. Os beneficiários do Bolsa Família também estão se qualificando em 3 projetos-piloto: na construção civil, no turismo e com acesso a microcrédito", enumerou o secretário-executivo.
Foi posto em pauta a importância da aprovação do Projeto de Lei 7.394, que institui o fundo de extensão tecnológica. O projeto, em tramitação no Congresso Nacional, estipula que as receitas do fundo serão compostas por 1,5% da dotação anual do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), 5% da dotação anual do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e recursos do Orçamento da União. Além da criação do fundo, outro objetivo da proposta é proporcionar a inclusão digital da população carente e aumentar as oportunidades de estas pessoas conquistarem postos de trabalho com salários mais altos.
"Nós nos comprometemos em avançar nos estudos para criar um fundo de apoio a essas bolsas de extensão. Estamos alicerçando um Brasil para todos. É necessária a junção de todos os esforços, governamentais e não governamentais, para ver o Brasil que todos nós sonhamos", afirmou Figueredo.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br