Brasília, 05/09/2007 - O Conselho Nacional de Imigração (CNIg), presidido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), promoveu ontem (04) um debate sobre legalização do trânsito de trabalhadores brasileiros nas regiões de fronteira do Mercosul.
O Conselho também agendou um novo seminário sobre o tema para dia 18 de dezembro, Dia do Imigrante. "Na ocasião, serão abordados a movimentação de trabalhadores na região e seu impacto na área de educação e saúde, a circulação de prestadores de serviços temporários e o tráfico de pessoas, entre outros", enumerou o presidente do CNIg e coordenador-geral de Imigração do MTE, Paulo Sérgio Almeida.
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou do encontro e destacou a importância da legalização fronteiriça no Paraguai, devido ao grande fluxo de emigrantes na região. "Temos que dar uma atenção especial a esta migração, pois a ilegalidade gera uma série de problemas em diversas áreas", enfatizou o ministro.
Durante a reunião, o Conselho recebeu a contribuição de representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Justiça (MJ), que relataram situações e ações dos dois órgãos voltadas para a emigração na fronteiras na região.
Lisboa - O ministro do MRE, Eduardo Gradilone, aproveitou sua participação para relatar aos membros do Conselho o andamento das ações que têm como objetivo melhorar o atendimento do Consulado do Brasil em Lisboa, capital de Portugal.
Em sua visita a Lisboa, no mês de julho, o membros do CNIg constataram necessidade de um maior número de atendentes no consulado, entre outras modificações que poderão ajudar os 120 mil brasileiros que moram naquele país - a maioria de forma clandestina.
Ainda na mesma reunião, o ministro Carlos Lupi lembrou sua participação na Comissão de Relações Exteriores e da Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados, para a apresentação da cartilha "Brasileiros no Exterior: Informações Úteis", no último dia 08 de agosto.
"A cartilha foi recebida pelos parlamentares melhor do que imaginávamos. A aprovação da comissão complementa a credibilidade do documento. Todas as questões debatidas nesta reunião reforçam a importância da informação para os emigrantes. Nosso principal objetivo é auxiliar os cidadãos ", afirmou Lupi.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6977/6540