Serão divulgados os resultados do estudo "Escolaridade e Trabalho: desafios para a população negra nos mercados de trabalho metropolitanos"
Porto Alegre, 09/11/2007 - A Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (DRT/RS) e o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) realizam coletiva de imprensa, na manhã da próxima terça-feira, (13) às 9 horas, no auditório da DRT/RS, em Porto Alegre, para divulgar os resultados do estudo "Escolaridade e Trabalho: desafios para a população negra nos mercados de trabalho metropolitanos."
O trabalho foi realizado a partir dos dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pelo Dieese, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e convênios regionais em cinco regiões metropolitanas e no Distrito Federal, com o objetivo de analisar o perfil de escolaridade da População Economicamente Ativa (PEA) em sua composição por cor e sexo, bem como a influência da escolaridade na inserção da população negra nos mercados de trabalho metropolitanos.
De agosto de 2006 a julho de 2007 o Dieese trabalhou com investigações em 180 mil domicílios e entrevistou mais de 720 mil pessoas situadas nas Regiões Metropolitanas de Porto Alegre, Salvador, Distrito Federal, Recife, Belo Horizonte e São Paulo. O trabalho trouxe subsídios para o debate sobre escolaridade e trabalho, entre as quais: como se dá o acesso da população à escolarização? Em que medida as maiores taxas de desemprego dos negros se explicam por diferenciais de escolaridade? E como o aumento da escolaridade se reflete nos níveis de rendimentos de negros e não-negros?
A iniciativa envolveu além do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), prefeituras e entidades parceiras nas 6 Regiões Metropolitanas pesquisadas.
Serviço de Comunicação Social da DRT/RS
(51) 3211 1250
(51) 9212 4778
(51) 9852 2095