Com Dilma Rousseff, Manoel Dias inaugura ponte que reduz congestionamento no Sul de SC
Ministro destacou o impacto dos investimentos do PAC no desenvolvimento do estado
Laguna (SC), 15/07/2015 - Ao lado da presidenta Dilma Rousseff e do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou nesta manhã, em Santa Catarina, da inauguração da ponte Anita Garibaldi, na BR-101 Sul, no município de Laguna. A obra vai desafogar o trânsito na região, apoiando o turismo e o escoamento da produção agrícola. É a primeira ponte estaiada em curva do País, com mais de 2,8 quilômetros e quatro pistas para tráfego de veículos leves e caminhões. O empreendimento faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e recebeu investimentos de R$ 800 milhões.
O ministro Manoel Dias teve a oportunidade de estar com os trabalhadores responsáveis pela obra, durante a etapa de construção, que foi fiscalizada por auditores do Ministério do Trabalho e Emprego. Mais de 1900 pessoas trabalharam no empreendimento por cerca de três anos. “Essa é uma obra histórica e uma das mais importantes já executadas pelo nosso governo. Trará inúmeros benefícios à região Sul de Santa Catarina, que, com a conclusão da ponte e da duplicação, em breve, da BR-101 Sul, terá melhores condições de crescimento, assim como aconteceu com o Norte do nosso Estado”, comentou Dias. “A ponte colocará fim aos inúmeros congestionamentos, que tem atrapalhado em muito a região, pois antes da ponte havia um afunilamento do trânsito naquela região”, acrescentou o ministro do Trabalho, lembrando que mais de 25 mil veículos por dia transitam pelo trecho Sul da BR-101.
A presidenta Dilma fez questão de destacar a importância dos trabalhadores na ponte e disse que, sem eles, a transformação gerada pelo empreendimentio não seria possível. “Essa ponte é uma homenagem a todos aqueles que acreditaram que poderíamos fazer uma obra com essa grandeza e com essa beleza, que se junta e adorna a beleza do litoral Catarinense. Agradeço a todos que participaram. Conseguimos realizar essa ponte porque superamos todos os entraves que se colocaram, com coragem e determinação”, argumentou Rousseff. A presidenta também lembrou da importância dos investimentos em infraestrutura no País para a retomada do crescimento e geração de novos empregos. “Vamos fazer todas as ligações possíveis em Santa Catarina, em rodovias importantes como a BR 280 e a BR 470, além da expansão das autopistas existentes, com a BR-101 e a BR 116, que também será duplicada”
Além da ponte, também foi inaugurado o túnel do Morro do Formigão, na BR-101, altura do KM 337. A visita da comitiva da presidenta ao local foi cancelada em função da chuva. O túnel será aberto em meia pista a partir de hoje (15/07), no sentido Santa Catarina/Rio Grande do Sul. A travessia fica na cidade de Tubarão, a poucos quilômetros da ponte Anita Garibaldi. Ao todo, a BR-101 Sul está recebendo mais de R$ 65 milhões em investimentos e deve ser concedida em leilão para ser administrada pela iniciativa privada nos próximos meses, assim como acontece com o trecho norte, em Palhoça e Garuva, na divisa de Santa Catarina com o Paraná.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031 6537 – acs@mte.gov.br
Fique por dentro: