Delegação brasileira é comandada pelo ministro Carlos Lupi, que comparece na próxima semana ao evento, e mais 28 pessoas, entre representantes do Governo, de empregadores e trabalhadores
Brasília, 28/05/2008 - Começa nesta quarta-feira (28), em Genebra (Suíça), a 97ª Reunião da Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No evento, que se estende até 13 de junho, serão abordados assuntos como a redução da pobreza rural e as últimas novidades de qualificação profissional e de direitos trabalhistas.
Estão previstas ainda discussões sobre os desafios para alcançar o trabalho decente, que basearão a atividade plenária de 11 de junho que abordará o tema "Combater a crise de alimentos através de investimentos, produção e trabalho decente".
A delegação brasileira é formada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que deve comparecer à reunião na próxima semana, mais 13 representantes do Governo Federal, oito dos empregadores e sete dos trabalhadores.
Sobre a pobreza na área rural, que, pelas estimativas da instituição, é ocupada por aproximadamente 3,4 bilhões de pessoas, devem ser debatidos o déficit de trabalho decente no campo, a baixa qualificação dos trabalhadores, a má-distribuição e a precariedade dos postos de trabalho.
A respeito do outro tema em destaque, a OIT pretende colocar em análise a questão de "como as políticas de qualificação profissional podem auxiliar economias em desenvolvimento para passar do círculo vicioso de educação deficiente, com baixo nível de produtividade, da informalidade e da pobreza persistente ao circulo virtuoso do emprego produtivo, formal, com renda mais elevada".
Conforme divulgou a entidade internacional, o Diretor-Geral Juan Somavia apresentará aos delegados uma visão geral dos temas e preocupações da OIT em 9 de junho. Ele divulgará também um novo relatório sobre "Trabalho Decente: alguns desafios estratégicos em perspectiva", que considera o papel do Programa de Trabalho Decente da OIT na promoção do equilíbrio e igualdade em um mundo que atravessa um momento crítico em nível econômico, financeiro, social e ambiental.
Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da representação da OIT no Brasil
(61) 3317-6841/6537 acs@mte.gov.br