Evento terá participação de entidades de 40 países que vão discutir inserção social pela Economia Solidária
Rio de Janeiro, 27/05/2013 – A primeira Semana Mundial do Comércio Justo e Solidário teve sua abertura oficial nesta segunda-feira (27) com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias. O evento é inédito no Brasil e conta com a participação de entidades de 40 países que vão discutir até sexta-feira (31), no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, como o comércio justo pode propiciar a inclusão social de pessoas pela economia solidária.
Na solenidade, o ministro assinou convênio de 1,2 milhão de reais com a entidade de economia solidária Xique Xique, para a promoção do comércio justo no país que vai beneficiar mais de 3 mil empreendimentos e cerca de 15 mil pessoas. Para Manoel Dias a prática do comércio justo contribui para a inserção dos pequenos produtores no mercado nacional e internacional . “No Brasil o comércio justo faz parte de um processo maior, que é consolidar a economia solidária no país. Desde 2003, com a criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária, assumimos a tarefa de apoiar os pequenos empreendimentos que praticam essa forma de comércio”, afirmou.
De acordo com o ministro, desde 2003, a secretaria vem investindo recursos no fomento a esses pequenos produtores o que tem contribuído para o reconhecimento do seu trabalho e favorecendo o comércio dos seus produtos. Ele afirmou que a 1ª Semana Mundial “é um espaço fértil de intercâmbio e troca de experiências”.
O secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, avaliou que o comércio justo e a economia solidária são irmãos gêmeos. “A s vítimas do capitalismo, nos últimos anos, aprenderam na economia solidária um forma de se unir e batalhar para voltar à sociedade e superar a exclusão social a que foram submetidos”, avaliou.
Decreto assinado na abertura do evento pela prefeitura transformou o Rio de Janeiro na capital mundial do comércio justo. Durante a Semana estão previstos vários eventos (veja programação) para troca de experiências e o estabelecimento de agendas comuns no âmbito das políticas públicas e das redes do movimento social em nível nacional, regional e global.
O evento é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, da Plataforma Brasileira de Comércio Justo (Faces do Brasil) e da World Fair Trade Organization (WFTO), entidade mundial presente em 75 países e com mais de 450 organizações espalhadas pelo mundo com a finalidade de divulgar o comércio justo, com apoio da prefeitura do Rio de Janeiro.
Na Semana Mundial serão consolidados conceitos de como criar oportunidades para pequenos produtores economicamente desfavorecidos, promover transparência nas relações comerciais, ter prática comercial justa e equitativa, não permitir o trabalho infantil ou forçado, garantir boas condições de trabalho e igualdade de gênero, capacitação, promoção do comércio justo e o respeito ao meio ambiente. Todos visam reduzir a pobreza ao promover os pequenos produtores.
Assista o vídeo do primeiro dia
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537/2030- acs@mte.gov.br